Luiz Eustáquio faz alerta sobre processo gradual de reabertura da economia

Presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) alertou que o êxito do processo gradual de reabertura da economia, que foi anunciado pelo governador Paulo Câmara, dependerá de pelo menos três fatores neste momento: testagem em massa dos setores que serão liberados em cada uma das 11 fases, definição de funcionamento dos transportes coletivos e uma campanha de conscientização da população sobre o que deve funcionar. “Sei que o processo será gradual e não estou questionando se a reabertura é precoce ou não. O que defendo é que as ações sejam acompanhadas de iniciativas para preservar a vida humana, que é a nossa preocupação”, disse, na reunião ordinária realizada de forma remota, por videoconferência, nesta terça-feira (2).

O vereador afirmou que a população está agindo como se houvesse uma liberação geral, pois o decreto estadual não chegou de forma objetiva às pessoas, sobretudo as que residem em comunidades mais carentes. “Eu estive no bairro de Campo Grande e havia muita gente na rua, parecia que estava tudo normalizado. Muitos jovens, inclusive, jogavam pelada na rua. A mesma coisa se repetiu nos bairros de Água fria, Arruda e Beberibe, onde as lojas comerciais estavam todas abertas, independentemente de estarem previstas no critério de primeira necessidade”, afirmou. O decreto estadual, inclusive, só passará a valer a partir do dia oito, o que, por si, já impede a reabertura de todas. “No entanto, a população, sem informação, acha que tudo está liberado”, disse.

Diante dessa realidade, ele defendeu que os setores públicos do município do Recife se unam para ajudar “numa conscientização da população para que o resultado seja favorável. Se continuar assim, será um perigo. Inclusive nós, vereadores, precisamos fazer esse papel de conscientização da população. Nós, como poder público, podemos ajudar”, disse. Ele teme que a falta de informação leve a um retrocesso dos índices que atualmente indicam uma estabilização na contaminação no Recife. “Há um indicativo de estabilização, mas os casos ainda estão ocorrendo e, se a população voltar às ruas, indiscriminadamente, pode haver uma nova onda da pandemia”. O vereador lembrou que em muitos países da Europa esse fenômeno aconteceu, assim como na China e na Coréia do Sul.

Luiz Eustáquio disse que, ao folhear o decreto estadual, ficou preocupado com o Plano de Convivência com a covid-19 que já prevê a realização dos eventos esportivos e treinos de futebol para uma segunda fase de liberação da economia. “Por isso, apresentei hoje um requerimento, no plenário desta Câmara, solicitando ao prefeito Geraldo Julio, que faça gestões junto à Federação Pernambucana de Futebol e aos grandes times pernambucanos para que eles realizem uma testagem em massa nos atletas. “Aliás, essa testagem deve abranger não só os atletas, mas todas as pessoas envolvidas no futebol, que é um esporte que pressupõe o contato físico. E é um perigo para o contágio”. Em seguida, Eustáquio ressaltou que a testagem em massa deveria ser um pressuposto, do plano de convivência com a covid-19, para todas as empresas que vão retornar às atividades.

Finalmente ele defendeu um planejamento com regras claras e objetivas para o funcionamento e circulação dos ônibus coletivos que estarão atendendo a população durante a chamada volta da economia.


Em 02.06.2020, às 13h25.