Luiz Eustáquio pede reforço do enfrentamento à covid-19 na periferia

O crescimento da infecção por covid-19 nas áreas periféricas do Recife preocupa o vereador Luiz Eustáquio (PSB), presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (22), durante a reunião ordinária remota do Poder Legislativo, o parlamentar pediu que a Prefeitura direcionasse seus esforços de combate à covid-19 para as regiões mais carentes da capital. O vereador pediu, ainda, a utilização da testagem em massa para a doença como forma de calibrar o afrouxamento de medidas de isolamento social.

Ao dar início ao seu pronunciamento, Luiz Eustáquio parabenizou o Poder Executivo pela gestão da crise do novo coronavírus. “A Prefeitura está fazendo um trabalho sério e buscando garantir condições para que as pessoas, se necessitarem, tenham a garantia de que não vão ficar sem atendimento médico”.

Todavia, segundo o parlamentar, é preciso dar mais atenção às comunidades mais carentes do Recife. “Hoje, é na periferia onde morrem mais pessoas, onde mais pessoas adoecem. É lá onde as pessoas não têm condições de ter um isolamento social adequado. É lá que é preciso ter equipes no sentido de fortalecer esse isolamento. Quando você chega nesses locais, você vê a fome, a necessidade, as pessoas querendo voltar a trabalhar. Mas, com a quebra do isolamento social, mais pessoas adoecem. Isso é muito preocupante”.

Luiz Eustáquio, que já defendeu a política de testagem em massa em discursos anteriores, disse que é também a população periférica aquela que mais precisa dessa medida. “Quem está na periferia e não pode pagar R$ 300 por um teste precisa que a Prefeitura pague. A nossa Prefeitura tem feito pouquíssimos. O teste nos ajuda a fazer o controle, a entender que um determinado setor precisa de cuidado e isolamento. Pedimos que a Prefeitura faça parcerias para realizar a testagem em massa. Aí, sim, teremos condições de dizer quando as pessoas poderão seguir para o novo normal”.

Em 22.06.2020, às 14h56