Luiz Eustáquio quer aumento da frota de ônibus

O presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, vereador Luiz Eustáquio (PSB), convocou através do requerimento 2753/20, reunião para discutir sobre segurança sanitária no transporte público, com representantes do Consórcio Grande Recife, Governo do Estado, Superintendência do Metrô, empresários de transporte público e outros setores, sobre o aumento da frota. Ele disse, na manhã desta terça-feira (16), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que a reabertura parcial de diversos setores trouxe preocupação, uma vez que o número de ônibus não atende à demanda. Pelo contrário a frota diminuiu. O encontro será na próxima sexta-feira, 19, às 16 horas, por videoconferência.

Luiz Eustáquio argumentou que o Estado e a Prefeitura já investiram muito no combate à infecção e, no entanto, os ônibus lotados  são local de proliferação do vírus. “É preciso que se faça estudo para criar condições mínimas para transitar. Por isso convidamos representantes de Conselhos estaduais e municipais, empresas, Ministério Público, gestores públicos”. Ele disse ainda que o falecido vereador Carlos Gueiros fez em vida uma das maiores defesas políticas para que o transporte público da cidade fosse gerido pela cidade.

Gilberto Alves (Republicanos) disse que a preocupação de todos recai sobre o transporte público, por isso, sugeriu que seja requerida reunião com as Comissões de Planejamento Urbano e de Mobilidade Urbana para discutir não apenas as medidas, mas a viabilização delas na prática e a operacionalização de cada uma delas.

Michele Collins (PP) acha que o povo merece respostas e um transporte público digno. Disse que sempre foi muito difícil fazer sugestões, pois tudo está nas mãos do Estado, mas é na cidade que as condições não são boas. “É inexplicável a diminuição da frota na  pandemia. Já antes da doença era difícil e agora ficou mais ainda”. Lembrou que apresentou requerimento 2704/20, pedindo a reabertura das faixas de pedestre e de bicicletas na avenida Beira Mar, de Boa Viagem, e na Beira Rio, pois a população está usando a rua.

Almir Fernando (PCdoB) aproveitou a ocasião e pediu para que a Comissão Especial também convoque a Compesa, em outra ocasião,  para informar sobre investimentos no abastecimento de água da Zona Norte. Ele disse que já foram investidos R$ 20 milhões, mas não são suficientes. Sobre o transporte coletivo, lembrou que é um pleito antigo de seu mandato. “Venho cobrando a ampliação de transporte público para várias comunidades como Bomba do Hemetério, Chão de Estrelas, Alto José Bonifácio, Linha do Tiro. Sem contar que os motoristas estão sendo forçados a desempenhas dupla função”.

 

Em 16.06.2020 às 12h29.