Projeto de lei de Michele Collins denomina ciclovia Josias Albuquerque no centro do Recife

Foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei número 34/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que denomina de Ciclofaixa Professor Josias Albuquerque a rota ciclável existente nas ruas Bispo Cardoso Ayres e Treze de Maio, nos bairros Soledade e Santo Amaro, no município do Recife. A aprovação ocorreu durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (1º).

O projeto de lei, que voltará para segunda análise, já tinha recebido pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Justiça; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. De acordo com o texto aprovado, fica possibilitada, à família do homenageado, a confecção e a afixação de placas alusivas às contribuições dele para a cidade do Recife e com os seus dados biográficos, mediante prévia autorização do Poder Executivo Municipal.

Na defesa do projeto de lei, a vereadora Michel Collins lembrou que Josias Albuquerque foi advogado, professor e empresário. “Ele exerceu, durante o período de 1996 a 2019, a presidência do Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac-PE, tendo se dedicado, nos últimos 30 anos de sua vida, à organização da classe empresarial do comércio de bens, serviços e turismo no Estado de Pernambuco”, disse.

A vereadora disse que, além de sua liderança à frente das entidades sindicais, Josias Albuquerque “também se dedicou ao fomento dos pequenos negócios, ao desenvolvimento de pessoas e organizações para o mundo do trabalho e à promoção do bem-estar social dos comerciários, de suas famílias e do público em geral” . Em 22 anos à frente do Sistema Fecomércio-PE, Josias Albuquerque, segundo a vereadora, idealizou o Projeto de integração das entidades do Sistema Comércio em Pernambuco em um único prédio, motivo pelo qual será o Patrono da nova Sede do Sistema Fecomércio, na Avenida Visconde de Suassuna, nº 265, Boa Vista

Ela acrescentou, ainda que, em razão da Ciclofaixa recentemente inaugurada pelo Poder Executivo Municipal percorrer um importante eixo rodoviário da cidade, por ligar os bairros considerados de grande importância comercial e na prestação de serviços do Recife e por ter seu traçado localizado ao lado do novo prédio da Fecomércio e da unidade do Sesc Santo Amaro, nada mais justo que conceder esta singela Homenagem ao Professor Josias.


Em 01.06.2020.