Rinaldo Junior celebra o Dia do Porteiro

No dia do Porteiro, criado pela lei municipal 18.350/2017, o vereador Rinaldo Junior (PSB), autor da proposta, aproveitou para saudar esses profissionais, que estão também na linha de frente, especialmente nesse momento de pandemia. Ele parabenizou os profissionais do ramo, na manhã desta terça-feira (9), durante reunião ordinária, da Câmara do Recife, por meio de videoconferência. O Dia Municipal do Porteiro é comemorado na data de 9 de junho.

Rinaldo Junior chamou a atenção que esses profissionais cuidam da segurança dos moradores de condomínios. Aproveitou para lembrar que há diversos porteiros de escolas da rede municipal, que são terceirizados e estão sem receber. Acrescentou que tem uma lei de autoria dele que proíbe  que empresas, em falta com pagamentos de salário ou da contribuição previdenciária,  possam  prestar serviços ao município. “Apelo à sensibilidade da gestão para que resolva essa questão. Da mesma forma, merendeiras do Estado perderam seus empregos e estamos na luta pela reintegração delas”.

A lei  municipal  lei 18.350/2017, de Rinaldo Junior, diz que desde outubro de 2002 a Classificação Brasileira de Ocupações nº 5174-10, do Ministério do Trabalho e Emprego afirma que os porteiros zelam pela guarda do patrimônio e exercem  a observação de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos e privados entre outros.

De acordo com o vereador  esses profissionais controlam o fluxo, identificando e orientando as pessoas. Essa categoria é responsável muitas vezes, pela ingrata missão de lidar com visitantes indesejáveis, e nestes tempos de violência  dão a segurança necessária para nossas residências e locais de trabalho. “Além disso, esse profissional tem que ter uma boa comunicação, “Jogo de cintura”, atenção e simpatia são alguns dos atributos necessários para o bom porteiro. A data fortalece a profissão”.

 

Em 09.06.2020 às 13h01.