Rodrigo Coutinho anuncia ações para a Comissão de Defesa Civil da Câmara

Com a proximidade do período chuvoso, o vereador Rodrigo Coutinho (SD), que preside a Comissão de Defesa Civil da Câmara do Recife, disse que o poder público precisa estar preocupado não só com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, mas também com a possibilidade de fortes chuvas para os meses de julho e agosto. Por isso, ele disse que se faz necessária a reedição do colegiado que foi criado no ano passado, visando dar atenção à população recifense que reside em áreas consideradas de risco. “O objetivo desta comissão é o mesmo do combate ao covid-19, de salvar vidas. Gostaria de realizar reunião na próxima semana, com os membros da comissão, para traçarmos nossas estratégias de trabalho”, disse, na reunião ordinária realizada nesta terça-feira (9), de forma remota, por videoconferência.

Rodrigo Coutinho assegurou que, nos últimos três meses, já recebeu 20 alertas de chuvas fortes emitidos pela Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir). “São alertas assinadas pelo coronel Cássio Cinomar. Reconhecemos que há intervenções que estão sendo feitas em diversas localidades do Recife, para evitar grandes tragédias, da mesma forma que sabemos que este momento exige mais atenção para a pandemia. Mas, tudo isso não impede que estejamos preocupados com a proximidade do inverno, pois sabemos que os acidentes são comuns nas áreas mais pobres da cidade durante as chuvas. E se as duas coisas ocorrerem simultaneamente, no Recife, ou seja a pandemia e fortes chuvas, será muito mais difícil resolver”, observou. Ele registrou que cidades sertanejas como Arcoverde e Sertânia já sentiram os efeitos do inverno, com chuvas acima da média do período. “Foram chuvas que, no mínimo, atrapalharam a vida das pessoas”.

O vereador lembrou que a Comissão de Defesa Civil da Câmara do Recife, no ano passado, realizou visitas de acompanhamento a diversas comunidades que sofreram com os efeitos das chuvas. “Estivemos em comunidades localizadas nas RPAs 2, 3 e 6. E a partir dessas visitas estratégicas, elaboramos um relatório que foi entregue à Prefeitura do Recife, dando sugestões de ações que podem ser realizadas para reduzir os problemas nas regiões afetadas. Podemos, enquanto comissão, dar continuidade ao nosso trabalho visando nos anteceder aos fatos”. Ele garantiu que vai agendar o dia e a hora da reunião. O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) pediu um aparte para dizer que concorda com Rodrigo Coutinho e que a comissão faz um importante trabalho “para o povo mais humilde que reside nos morros, alagados e na periferia”.


Em 09.06.2020.