Rodrigo Coutinho discorda de requerimento de Ivan Moraes

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) discordou, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por meio de videoconferência, nesta terça-feira (30), do requerimento 2792/2020, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), dirigindo indicação à presidente da Emlurb para que promova a retirada do busto do marechal Castelo Branco localizado na ponte marechal Humberto Castelo Branco (ponte da Caxangá), no bairro da Caxangá.

“O Marechal Castelo Branco foi uma figura da história do Brasil. Presidiu o país de 1964 até 1967, por meio do regime militar, lutou contra o fascismo em período de Guerra Fria, na Itália, através da Força Expedicionária Brasileira.  Ele de forma alguma era completamente intransigente”.

Rodrigo Coutinho apontou a vinculação do marechal com a capital pernambucana e demonstrou preocupação em relação a outros monumentos da cidade. “Castelo Branco comandou o Quarto Exército, atual Comando Militar do Nordeste. Acho que não existe discutir sobre democracia e se pedir para retirar um busto que representa um lado governamental. Vivemos em um momento bastante delicado da esquerda e direita. E se pedir a retirada do busto será que não vai abrir precedente para retirar outras representações históricas de nossa cidade? O monumento Tortura Nunca Mais, por exemplo. Apesar de não ser defensor, eu respeito o monumento”.

No aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) ressaltou que, enquanto o busto permanecer, o personagem estará sendo homenageado na cidade. “Todo monumento é homenagem. Que a Câmara possa se posicionar se ele merece homenagem ou não”.  O requerimento número 2792/ 2020 esteve na ordem do dia em reunião ordinária realizada na semana passada. Na ocasião, o vereador André Régis (PSDB) pediu vistas para novos debates    Durante a discussão desta terça-feira (30), a votação ficou prejudicada, pois pelo Regimento Interno a matéria necessitava ter no mínimo 20 votos no total. Na ocasião, teve sete votos favoráveis, oito votos contra e duas abstenções.

Em 30.06.20 às 13h05.