Aline Mariano anuncia empréstimo financeiro e requalificação de quiosques de Boa Viagem

A vereadora Aline Mariano (PP) anunciou, na reunião ordinária desta terça-feira (21), que os comerciantes permissionários dos quiosques instalados na orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, já têm o que comemorar nesta fase de retomada das atividades econômicas: em primeiro lugar, ganharam uma linha de crédito que foi aberta para permitir que eles comprem produtos para negociar em seus estabelecimentos. O segundo benefício, ainda segundo a vereadora, é que, nos próximos dias, será assinado um termo de cooperação para viabilizar a requalificação daqueles espaços público de lazer e turismo. A reunião da Câmara Municipal foi realizada de forma remota, por videoconferência.

De acordo com Aline Mariano, a linha de crédito vai permitir  empréstimos que variam entre R$ 3 mil e R$ 10 mil para os comerciantes, conforme as necessidades de cada um. O documento foi assinado pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), do Governo do Estado e a Associação dos Comerciantes. “Eu estive na reunião em que a linha de crédito foi assinada, quando ficou acertado que o dinheiro será fornecido para quem estiver registrado como microempresário. Esta é uma boa notícia, pois havia muitos comerciantes que estavam sem condições de reiniciar seus trabalhos, uma vez que não tinham condições econômicas sequer para adquirir os produtos que vão negociar. Com essa ajuda, sim, poderão reabrir seus estabelecimentos”, disse.

Existem cerca de 60 quiosqueiros que exploram o espaço da orla de Boa Viagem e, de acordo com Aline Mariano, 17 deles já encaminharam documentação para obterem o empréstimo.  A vereadora acrescentou que o passo seguinte será a requalificação dos quiosques, cujas obras serão possíveis através do termo de parceria que será anunciado entre a Prefeitura do Recife, a Associação dos Donos de Quiosques e as empresas privadas que estiverem interessadas em fazer a requalificação daqueles espaços. “Os quiosques estavam fechados por causa da pandemia da covid-19 e foram reabertos na semana passada. Muitos deles, porém, encontravam-se sem condições de funcionamento, uma vez que equipamentos foram roubados ou deteriorados. A requalificação, portanto, será tão importante quanto o empréstimo”, disse.


Em 21.07.2020.