Almir Fernando reforça apelo para abastecimento de água e melhorias no transporte público

A falta de abastecimento de água, principalmente nas comunidades que se localizam nos morros da Zona Norte do Recife e a falta de regularidade do transporte público nesses locais são dois assuntos que vêm preocupando o vereador Almir Fernando (PCdoB). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife realizada nesta terça-feira (7), via videoconferência, o parlamentar cobrou à Compesa e ao Consórcio Grande Recife de Transporte, as melhorias nos serviços.

“Já elaborei requerimento cobrando da Compesa o abastecimento de água, pois sabemos que estamos vivendo uma pandemia e a higienização é muito importante no enfrentamento ao novo coronavírus. Na Zona Norte estamos enfrentando um racionamento  muito grande. O gerente da Compesa,  Aprígio Cunha, tem sido solícito, enviando carros-pipa, mas não é ainda o que a gente quer. Esperamos que o governo invista cada vez mais para acabar de vez com o problema”.

Almir Fernando destacou a aprovação pelo Senado do novo marco legal do saneamento básico (PL4162/2019) e a reunião que a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara Municipal irá realizar sobre o saneamento e abastecimento de água. “A Compesa prontificou-se que no próximo dia 15 participará da videoconferência para analisar os pedidos dos vereadores e achei muito positivo que o marco legal do saneamento básico tenha sido aprovado até para que a água possa chegar com maior fluidez aos mais necessitados”.

O segundo assunto levantado por Almir Fernando foi um apelo ao Consórcio Grande Recife em relação à retirada de uma linha de ônibus e, também, sobre a situação dos profissionais que trabalham nas empresas de ônibus.  “Além de retirar fiscais, demitir cobradores os motoristas vêm cumprindo dupla função. E na José Marins dos Reis foi retirada uma linha. Essa comunidade continua prejudicada, sem ônibus, e faço aqui esse apelo ao Grande Recife. Era preciso formar uma comissão para fazer cobranças ao Grande Recife. Acho até que a municipalização vai acabar acontecendo. Pensávamos, na comunidade, que com a mudança da empresa ia melhorar, mas continua do mesmo jeito. E agora, com a pandemia, a situação está pior. Então estamos cobrando mais uma vez ao governo Estado”, disse Almir Fernando.

Os vereadores Jayme Asfora (Cidadania). Rogério de Lucca (PP), Aline Mariano (PP) e Ivan Moraes (PSOL) fizeram apartes. Todos parabenizaram Almir Fernando pelas discussões dos dois assuntos. “Sou testemunha de que o senhor trata com prioridade os temas e também sei que isso afeta severamente os morros e comunidades no Recife. Os Altos de Santa Terezinha, do Eucalipto, José Bonifácio e tantos outros, sofrem. Faço aqui uma sugestão para que na audiência da Comissão também seja convidado o secretário de Saneamento do Recife. Parcerias podem ser feitas com a Prefeitura, mesmo sabendo que a Compesa é um órgão do Estado”, disse Jayme Asfora.

Já Rogério de Lucca ressaltou que o saneamento básico é primordial para a sociedade. “É fator essencial para o desenvolvimento de um país. Nossa cidade precisa muito de projetos que visem a melhoria da saúde”. Aline Mariano falou sobre o empenho de Almir Fernando e sugeriu um maior rigor às empresas de transporte público. “Sei o quanto você se empenha no sentido de melhorar o abastecimento de água e gostaria de sugerir que formássemos uma comissão. Tem que haver um projeto para abastecer essas pessoas. Já em relação ao transporte público, acho que nós poderíamos, sim, legislar. Existe até uma lei municipal que visa a instalação de ar-condicionado nos ônibus e o Recife poderia até romper um contrato com uma empresa que não presta o serviço adequadamente. As tarifas são altas e o povo vem se submetendo a carros velhos e superlotados. Os requerimentos foram feitos e agora queremos ação. Podendo até acionar órgãos públicos no sentido de fiscalizar as empresas de transporte”.   

O vereador Ivan Moraes lembrou que está em tramitação um projeto de lei, de sua autoria (PLO 5/2019), que proíbe o acúmulo das funções de motorista de ônibus e cobrador de tarifas no transporte público Recife. “Solicito que o parecer da Comissão de Legislação e Justiça seja pela aprovação. A dupla função coloca em risco a vida das pessoas, pois o motorista tem que dirigir e agilizar o troco”.  

Em 07.07.20 às 13h36.