Almir Fernando repercute reunião com gestores do setor de água e saneamento

Comentar um debate promovido na última quarta-feira (15) pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara do Recife, com gestores dos setores de abastecimento de água e saneamento. Foi esse o objetivo de um discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB), que se pronunciou durante a reunião ordinária remota do Poder Legislativo desta segunda-feira (20). No debate, estiveram presentes a presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho, além do secretário municipal de Saneamento, Oscar Barreto.

A Comissão Interpartidária buscou informações sobre os investimentos no setor de gestão das águas depois da circulação de pesquisas demonstrando a presença de traços do novo coronavírus nas redes sanitárias de diversas cidades. “Parabenizo, mais uma vez, a Comissão, que fez a reunião com a presidente da Compesa e com o secretário. O vereador Luiz Eustáquio (PSB) conduziu brilhantemente a reunião”, disse Almir Fernando, se referindo ao presidente do grupo.

Durante a reunião, foram mencionados alguns dos investimentos para o setor, como o aporte de mais de R$ 30 milhões para a melhoria do sistema de abastecimento de água da Zona Norte do Recife. Para o vereador, no entanto, a atual situação exige recursos mais volumosos. “Ficamos felizes com as informações. Mas, apesar do grande investimento do Governo Estadual para melhorar o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, precisamos de um investimento ainda maior”.

Em seu discurso, Almir Fernando também se mostrou insatisfeito com alguns dos vetos do presidente Jair Bolsonaro ao Marco Regulatório do Saneamento. A sanção da nova lei também ocorreu na última quarta-feira (15). “Sabemos, de acordo com alguns políticos, que esses vetos vão inviabilizar ações que tanto esperamos”. 

Em  20.07.2020, às 12h08