Ivan Moraes pede a Prefeitura entrega “completa” de quiosques da Conde da Boa Vista

Prestes a ter sua obra de requalificação concluída, a avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife, vai passar a ter cem quiosques de comércio popular ao longo de sua extensão. Mas, para o vereador Ivan Moraes (PSOL), a Prefeitura precisa melhorar alguns detalhes desses equipamentos, em especial nos quesitos segurança e saúde. Nesta segunda-feira (20), durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal, o parlamentar discutiu dois requerimentos sobre o assunto.

Os pedidos, que foram aprovados pela Casa e serão encaminhados à Prefeitura, indicam a necessidade de reforçar a estrutura de segurança dos quiosques (requerimento nº 3677/2020), considerada insuficiente pelo parlamentar, e o fornecimento de acessórios para proteger trabalhadores e consumidores da transmissão da covid-19 (requerimento nº 367/2020).

“Esses requerimentos vêm afirmar e demandar a completude desse serviço. A Prefeitura já faz propaganda da avenida Conde da Boa Vista, falando sobre o novo comércio ambulante. Mas é preciso terminar o que começou a fazer”, disse Ivan Moraes.

O vereador pediu, ainda, que a Prefeitura autorize os permissionários e permissionárias a demandar a ligação dos quiosques à rede de energia. Outra demanda apresentada pelo parlamentar foi a entrega de equipamentos padronizados de proteção climática. “É de interesse da Prefeitura que as pessoas que trabalham ali que a proteção seja padronizada. Demandamos que sejam agilizados os processos burocráticos para a ligação energética e para a proteção contra o sol e a chuva”.

Empreendimentos de impacto e concurso – Moraes comentou, no mesmo discurso, os requerimentos nº 3680/2020, nº 3681/2020 e nº 3682/2020, também de sua autoria e igualmente aprovados pela Câmara.

Os dois primeiros dizem respeito à construção de uma loja de 20 mil m² de área no bairro do Poço da Panela, conhecido pelas construções de valor histórico e proximidade à natureza. “A Fundação Joaquim Nabuco pretende tombar uma parte daquela área. Enviamos esses requerimentos para que a Prefeitura suspenda a licença prévia concedida no meio da quarentena”, disse o parlamentar. “E indicamos, também, que o presidente da Fundação de Cultura do Estado institua o tombamento provisório do conjunto arquitetônico, para que ele seja protegido enquanto debatemos a pertinência ou não de um empreendimento de alto impacto naquela região”.

Já o requerimento nº 3682/2020 solicita ao Executivo municipal a contratação das pessoas aprovadas no último concurso da Secretaria da Mulher, realizado para suprir a carência do Centro de Referência Clarice Lispector. “Elas foram aprovadas e a população demanda que sejam contratadas”.

Em 20.07.2020, às 13h55