João da Costa elogia gestão do prefeito Geraldo Julio durante a pandemia

O vereador João da Costa (PT) elogiou a gestão do prefeito Geraldo Julio que, em seu entendimento, vem realizando obras que priorizam a população do Recife nas comunidades da periferia, além de estar enfrentando com sucesso a pandemia de covid-19. “Faço este reconhecimento porque o prefeito poderia ser criticado se fosse omisso ou nada tivesse feito neste período tão difícil da vida brasileira. Mas, ele fez e é injusto criticá-lo, aqui nesta Casa, aproveitando-se de um movimento nacional que visa desacreditar prefeitos e governadores ”, afirmou na reunião realizada na manhã desta terça-feira (28), de forma remota, por videoconferência.

O discurso foi um questionamento à fala do vereador que o antecedeu na tribuna virtual, Fred Ferreira (PSC), que criticou o prefeito por ele ter construído sete hospitais de campanha, pois entende que uma quantidade menor poderia ter resolvido o problema da pandemia no município. João da Costa rebateu, dizendo que o Governo Federal é que “nada fez para reduzir o número de infectados e de mortes em todos o Brasil. Não elaborou uma política de enfretamento ao vírus, e provocou um verdadeiro genocídio. Agora, mobiliza seus apoiadores para tentar reverter a responsabilidade do que está acontecendo no País. Para isso, está jogando a culpa nos governadores e prefeitos”

João da Costa reforçou as críticas ao Governo Federal dizendo que “desde o início, tratou a pandemia como uma gripezinha e com irresponsabilidade. Os números agora indicam que chegaremos às eleições municipais com cerca de 100 mil pessoas mortas no País. Por isso, seus apoiadores  querem desviar o debate, jogando as responsabilidade do que está acontecendo  para governadores e prefeitos. É preciso tratar as coisas com responsabilidade”, observou. João da Costa lembrou que na fase mais crítica da pandemia, interessava mais ao Governo Federal e a seus simpatizantes a defesa da reabertura da economia. “Era a defesa de banqueiros e grandes  empreendimentos. Sou sensível aos pequenos empresários, mas esses não receberam incentivos”, observou.

O vereador também parabenizou o prefeito Geraldo Julio que, segundo ele, além das ações para combater a pandemia, vem atendendo à população com obras de caráter urbanístico, sobretudo nas áreas de morro. “Ele anunciou que dará prosseguimento a obras que vão melhorar a segurança e a mobilidade nas comunidades do morro. Essas obras eram pendências de minha gestão, pois o antecedi como prefeito do Recife. Nos meus quatro anos de gestão, priorizei as comunidades dos morros e tive chance de investir R$ 273 milhões em cerca de 430 intervenções, dentro do orçamento participativo. Se não realizei todas as que estavam previstas foi por falta de recursos financeiros. O prefeito Geraldo Julio agora está dando sequência a essas obras e já garantiu que vai iniciar ainda esta semana as obras no Córrego do Sargento, na Zona Norte”, disse.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez um aparte, quando disse que também achava justo elogiar o prefeito. “Entre as diversas obras para combater a covid-19, construiu os sete hospitais. Mas eu faço esse reconhecimento, também, porque um bom gestor é aquele que dá sequência às obras daquele que antecedeu a sua gestão, desde que elas beneficiem a população. Geraldo Julio continuou o que João da Costa começou porque entendeu que o orçamento participativo foi um dos grandes acontecimentos em favor do povo recifense”. O vereador Davi Muniz (PSB) também aparteou João da Costa. “O prefeito Geraldo Julio se mostrou comprometido com o povo durante a pandemia e salvou muitas vidas. Eu, por exemplo, tenho uma parente muito próxima a  mim que foi salva nesse período graças ao atendimento que recebeu num hospital de campanha. Portanto, criticar um gestor é muito fácil, difícil é provar o teor de um discurso demagógico”, afirmou.


Em 28.07.2020.