Renato Antunes critica instrução normativa da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife

O vereador Renato Antunes (PSC) criticou a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife que, segundo ele, emitiu uma instrução normativa sobre o funcionamento das escolas públicas municipais somente 130 dias depois da paralisação das aulas em decorrência da pandemia de covid-19. “Eu não entendi porque essas normas foram publicadas após tantos dias sem aula. Imagino como deve ter ficado a cabeça dos gestores, dos professores, alunos e pais, sem saber como deviam proceder durante esse período”, afirmou, na reunião da Câmara Municipal realizada na manhã desta terça-feira (28), de forma remota, por videoconferência.

De acordo com o vereador, a instrução normativa foi publicada no Diario Oficial de sábado, cerca de três meses depois de as escolas estarem fechadas, sem oferecer aulas para os alunos. “Trata-se de uma nota muito bem elaborada, o técnico que a redigiu, fez muito bem. Mas o que se questiona aqui é que essa instrução tenha demorado tanto a ser divulgada, o que comprova a total falta de atenção do secretário municipal de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, para com a comunidade escolar e com a educação básica do município. Ele, inclusive, esteve num debate conosco, os vereadores, no dia dez de junho. Naquele dia ele garantiu que a instrução estava pronta, mas só agora a divulgou”, disse.

Renato Antunes aproveitou para sugerir que a vereadora Ana Lúcia  (Republicanos), que é presidente da Comissão de Educação, convoque o secretário municipal de Educação para uma reunião com a Câmara Municipal do Recife. “É uma reunião necessária, para podermos elucidar alguns pontos dessa norma. Eu fiquei em dúvida sobre diversos pontos, inclusive queremos saber se a instrução normativa foi fruto de um diálogo com o Conselho Municipal de Educação e com o Sindicato dos Profissionais de Educação, o Simpere”, disse.

Em outro momento da reunião, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos),  disse em resposta ao parlamentar que o colegiado está acompanhando o assunto.  Segundo ela, a Casa também recebeu um ofício do secretário de Educação do Recife. “O vereador Renato Antunes tem razão quando fala de uma resolução pautada na volta às aulas,  porém, ainda não debatida amplamente. Embora os orgãos, tanto o Conselho Municipal de Educação, quanto o sindicato dos Professores, entre outros, escutem isso desde o inicio da pandemia”.

Ela afirmou que integrará um grupo de trabalho com a finalidade de aprofundar as discussões.  “Nós, enquanto Comissão de Educação, fomos convidados a compor um GT pela secretaria de Educação. Nós vamos nos incluir nesse debate ainda mais, porque, de fato, a gente não pode fazer uma volta às aulas sem garantias mínimas para as vidas que vão estar dentro das escolas”.




Em 28.07.2020.