Renato Antunes defende requerimento sobre a não realização do carnaval em 2021

O vereador Renato Antunes (PSC) concordou com o teor do Requerimento nº 4075/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), dirigindo indicação à Prefeitura para não realizar o carnaval do ano que vem, em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. O assunto foi abordado durante votação da proposição na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida por videoconferência, nesta segunda-feira (27).

“As vidas importam e nada mais justo do que a Câmara fazer a sugestão para que a gestão reflita o momento em que estamos vivendo. O réveillon está chegando também e a festa deveria ser cancelada para evitar que o vírus se propague. Discordo de outros parlamentares de que seria cedo para tratar do tema. Ainda não há previsão de vacina e é preciso salvar vidas”.

Renato Antunes considerou que o carnaval possui um planejamento e que a Prefeitura teria como realizar a festa de outra forma. “Nós paramos a economia,a  educação e nada mais justo do que fazer [o mesmo com grandes festas] tudo isso com planejamento. E esse é o momento, já que os editais são feitos em agosto ou setembro. A gente sabe que muitos artistas dependem do carnaval, mas a gestão poderia fazer a festa de outra forma, tomando um outro caminho. Já é tempo da Prefeitura se posicionar sobre réveillon e o carnaval. Não acho que seja inoportuno, visto que São Paulo e Salvador já deram os seus posicionamentos e Recife não pode ficar de fora”.

Os vereadores Samuel Salazar (MDB), Eriberto Rafael (PP) e Gilberto Alves (Republicanos) fizeram apartes. Samuel Salazar ressaltou que seria cedo para tratar do assunto e acredita que a Casa de José Mariano deveria ter um  outro posicionamento. “O requerimento não fala de adiamento e a Câmara tem que se posicionar.  A preocupação é realmente com a vida de todos os recifenses e minha opinião é a de que seria cedo para se falar em cancelamento. Talvez o réveillon precise ser discutido antes”. A opinião foi compartilhada pelo líder do governo, Eriberto Rafael.  “É preocupante porque o documento fala em cancelamento e, da forma como está, até da forma virtual o carnaval não poderia ser realizado e prejudicaria a classe artística. Sugiro retirar o requerimento para refazê-lo”. O vereador Gilberto Alves destacou ainda a  necessidade de observar a ciência. “Concordo com todas as fundamentações dos senhores que me antecederam  e o requerimento é taxativo sobre a não realização do carnaval. Isso mexe com a economia e com a vida de milhares de recifenses. Não podemos ser irresponsáveis e que tudo seja feito com segurança adequada e com base em dados científicos”, finalizou.

O requerimento, no entanto,  não foi votado nesta reunião ordinária, pois recebeu pedido de vistas por parte da vereadora Aline Mariano (PP) que quer discutir a possibilidade de adiamento da festa, em vez da  suspensão dos festejos.

Em 27.07.20 às 12h30.