Romerinho Jatobá pede atenção a setor de eventos

“Precisamos de uma data base, de um norte”. Com essas palavras, o vereador Romerinho Jatobá (PSB) expressou as preocupações do setor de eventos do Estado no contexto da pandemia de covid-19. Segundo o parlamentar, as empresas e profissionais da área prepararam um protocolo de saúde e aguardam uma sinalização do poder público para programar sua retomada. Ele abordou o assunto durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28).

O setor trabalha com a organização de eventos variados – como festas de casamento e celebrações corporativas – e mobiliza uma gama de atividades, da locação de imóveis e equipamentos ao fornecimento de alimentação e outros serviços.

“Tem decoração, maquiadores, casas de festas. O setor envolve mais de 40 categorias e subcategorias. Gostaria de pedir ao Governo do Estado e à Prefeitura que veja o caso com bons olhos”, disse Romerinho Jatobá. “Já estamos fazendo tratativas. Tivemos reunião com a secretária [municipal] de Turismo, Ana Paula Vilaça. Tá tivemos, no Governo do Estado, reunião com a Casa Civil e com a Secretaria de Turismo. Mas peço uma maior celeridade”.

De acordo com o vereador, o protocolo do setor foi construído de forma coletiva e busca minimizar riscos. “Eles elaboraram um protocolo a várias mãos e em que prevalece a saúde de seus colaboradores e clientes”.

O parlamentar também ressaltou que, com a pandemia, o setor deve passar por problemas financeiros que vão além da paralisação das atividades. “Eles passarão dois anos praticamente sem recursos. O que já entrou no começo deste ano é de festas programadas que passarão para o ano que vem. E eles não conseguem remarcar agora porque sequer têm uma data de quando poderão reabrir”.

Em 28.07.2020, às 11h10