Ana Lúcia pede retorno de atividades de profissionais de educação física

Desde o dia 20 de agosto, as academias de ginástica de Pernambuco puderam retomar seu funcionamento, conforme o plano de convivência com a covid-19 elaborado pelo Governo do Estado. No entanto, profissionais de educação física que trabalham em áreas públicas ainda não foram liberados pelo poder público a retornar a suas atividades. As demandas de um grupo de trabalhadores do setor foram tema de um discurso proferido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) nesta terça-feira (4), na reunião ordinária remota da Câmara do Recife.

De acordo com a parlamentar, a movimentação partiu de educadores físicos que trabalham com treinos funcionais na praia de Boa Viagem. “Hoje, eu trago um clamor dos profissionais de educação física que estão sem poder retomar suas atividades. Quero fazer um apelo ao secretário [municipal de Saúde] Jailson Correia e à secretária [executiva de Esportes do Recife] Yane Marques, para que a gente possa ouvir os profissionais que prestam assessoria esportiva na avenida Boa Viagem”.

Em seu discurso, a parlamentar solicitou uma reunião da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento do Coronavírus, presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), uma reunião com os gestores municipais e os educadores físicos. Ela acrescentou que o grupo de profissionais elaborou um protocolo com cuidados para o possível retorno. Nele, haveria restrições ao número de participantes de cada aula, dentre outras normas.

“Não precisamos falar da importância da saúde física e mental em tempos de pandemia. Pessoas idosas e profissionais precisam retomar seus treinos e dar seguimento aos cuidados com a saúde. Mas ainda não foi determinada uma data e decidido se esse protocolo será acatado pela Secretaria de Saúde”.

Em 04.08.2020, às 13h08