Eriberto Rafael rebate críticas de Fred Ferreira

O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Eriberto Rafael (PP), rebateu críticas que o vereador Fred Ferreira (PSC) fez a um secretário da Prefeitura do Recife e à bancada municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a quem acusou de responsáveis por supostas irregularidades em providências tomadas para o combate à pandemia de covid-19. “Todos os parlamentares desta Casa legislativa reconhecem a importância da oposição, mas ela precisa ser exercida com responsabilidade. Nas acusações feitas, o vereador se apressou em manchar imagens, mas para nossa surpresa, não disse que tipo de irregularidade teriam sido cometidas, não afirmou onde e nem quando ocorreram. Mesmo assim, ele usou o termo roubar, disse que nas ações da gestão havia roubo. Peço que se retrate junto à Prefeitura do Recife e aos colegas vereadores, com quem foi desrespeitoso”, afirmou, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (10), de forma remota, por videoconferência.

Eriberto Rafael também chamou de “pirotecnia” o discurso de Fred Ferreira, que “usou o seu tempo regimental para gritar acusações infundadas e inverídicas. Até porque se há investigações em andamento, não existem conclusões. Quem grita, como ele, é porque não tem argumentos e quer apenas sujar as pessoas e as instituições”. Eriberto observou, ainda, que o vereador foi também contraditório quando “disse que não é da competência de uma Prefeitura realizar ações de alta complexidade para o combate à covid-19”. Esse discurso, de acordo com Eriberto Rafael, é “a mesma coisa que pedir ao prefeito que cruze os braços e nada faça para socorrer a população diante de uma tragédia como a pandemia”. Em sua opinião a fala do vereador Ferreira “parte do princípio de o quanto pior melhor, que é típico do discurso do ódio, prejudicial ao combate à pandemia”.

Ainda de acordo com Eriberto Rafael, ele “fez um discurso de comício, pois  está com a cabeça nas eleições de novembro, quando devia se preocupar com a vida das pessoas que estão sofrendo e morrendo vítimas da covid-19”.  Diversos vereadores, inclusive de outras bancadas, pediram apartes a Erberto Rafael para manifestar solidariedade aos colegas do PSB, que foram atingidos pelo discurso de Fred Ferreira. A vereadora Aline Mariano (PP), por exemplo, disse que em 10 anos de legislativo municipal, “nunca vi um debate com esse nível”. Pediu que Fred Ferreira reconsiderasse aquilo que falou e que se ela fosse da bancada do PSB, “pediria para que o presidente da Casa levasse em conta o critério do decoro parlamentar e pedisse oficialmente que o vereador apresentasse provas do que disse”.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) reafirmou que Ferreira “usou o plenário desta Casa para fazer campanha” e que, como integrante da bancada de governo, sentiu-se “ofendida e desrespeitada”. Ela acrescentou que “política não se faz com o fígado, mas com boas ideias e respeito para com os colegas. Esse tipo de debate que o vereador promoveu não traz ganhos pra uma boa convivência e, sim, prejuízo para o povo do Recife”. O vereador Almir Fernando (PCdoB), por sua vez, disse que lamentava o discurso de Fred Ferreira. “O vereador é contraditório e não quer reconhecer que a Prefeitura do Recife se antecipou aos fatos, pois antes mesmo dos casos de covid-19 começarem a aparecer na cidade, o prefeito criou o Comitê de Crise, para dar soluções imediatas; e inaugurou sete hospitais de campanha, que salvaram a vida de muitos recifenses”.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) comparou o discurso de Fred Ferreira às falas do presidente da República, “sem qualificação para o debate” e acrescentou que ele “realizou um discurso atordoado”.  O vereador Samuel Salazar (MDB) também insistiu para que fosse dada uma oportunidade para que Ferreira “citasse nomes”, uma vez que ele fez acusações aleatórias. Salazar  também ironizou: “Achei estranho por que o vereador Fred, na ânsia de criticar, disse diversas vezes que a gestão da Prefeitura tinha falta de incompetência. O que isso significa? O que quer dizer falta de incompetência? Não entendi”. O vereador Davi Muniz (PSB) observou que Ferreira deu demonstrações de “arrogância e soberba, pois durante o discurso, nem sequer permitiu o aparte de um colega, que lhe solicitou. Isso mostra o quanto ele está despreparado”.


Em 10.08.2020.