Ivan Moraes questiona reabertura da economia e fechamento de laboratório

O vereador Ivan Moraes (PSol) lamentou que o Governo do Estado esteja dando hoje mais um passo no processo de retomada da economia ao flexibilizar o funcionamento de diversos setores e ampliando ainda mais o horário de funcionamento de bares e restaurantes. “Diariamente, somos informados da morte de vinte, trinta ou quarenta pessoas devido ao novo coronavírus. Continuar o processo de flexibilização é perigoso, uma vez que o vírus está causando mortes. Não estamos levando a saúde a sério e naturalizando a morte”, criticou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (10), de forma remota, por videoconferência.

O parlamentar também abordou outra questão que é a centralização, por parte da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, dos exames clínicos dos pacientes em dois laboratórios de  análises clínicas municipais. “Diante da maior crise sanitária da história, é complicado que a Prefeitura esteja procedendo com uma centralização inexplicável, pois todos os exames estão sendo feitos nas maternidades Barros Lima e Amaury Coutinho. O laboratório da Bandeira Filho foi desativado num momento inoportuno.  O Sindicato dos Biomédicos e Biomédicas questionaram essa iniciativa absurda, para evitar que isso acontecesse”, afirmou.

O laboratório da Maternidade Bandeira Filho foi desativado, segundo Ivan Moraes, sob a alegação de que a unidade precisava ampliar o espaço para a construção de mais dez leitos de partos humanizados. Com isso, a realização dos exames deixou de ser feita nesse local e foi transferida para as outras duas. “Sendo que o laboratório da Barros Lima também é inadequado”, disse. Mesmo assim, as obras da Bandeira Filho foram iniciadas no dia 22 de julho. “Nesse momento de pandemia, é inaceitável vincular o aumento dos leitos da maternidade com o fechamento do laboratório. O Sindicato e o Conselho dos Biomédicos fizeram apelos para que isso não ocorresse, mas, essa é a resposta que a Prefeitura do Recife está dando à população. É fundamental que se reabra o laboratório”, defendeu.


Em 10.08.2020.