Ana Lúcia parabeniza Ana Arraes por presidência no TCU

No último dia 2, a ministra Ana Arraes foi eleita por unanimidade ao cargo de Presidente do Tribunal de Contas da União(TCU) e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) formulou voto de aplauso e congratulações à ex-deputada federal. A posse ocorreu no dia 10. O assunto foi tema do pronunciamento da parlamentar, na manhã desta segunda-feira (21), durante reunião Ordinária da Câmara, por meio de videoconferência.

“Uma mulher forte, pernambucana, de 73 anos. É um exemplo da resiliência para nós, mulheres, por ocuparmos mais espaços nas casas legislativas e nos espaços de poder. É sempre muito importante nós celebrarmos quando uma mulher ganha tamanho destaque”.

No discurso de posse, Ana Lúcia ressaltou que Ana Arraes falou conscientemente do desafio de fiscalizar o uso do dinheiro público e de maior participação feminina no Tribunal de Contas da União. “Assumiu o compromisso de aumentar de 10% para 30% o número de mulheres nos cargos de comandos no TCU. Uma vez que somos mais da metade da população no país, Ana Arraes pontuou que é muito importante o equilíbrio dessa proporção”.

A vereadora detalhou a vida da presidente do Tribunal de Contas da União. “Filha do ex-governador Miguel Arraes, cursou faculdade de direito em Olinda, foi assistente do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco. Logo após, exerceu o cargo de secretária do Conselho do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 1990 e elegeu-se por dois mandatos consecutivos como deputada federal. Ana Arraes nos orgulha muito”.

No aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) relembrou a questão do aumento de mulheres nos cargos de liderança e fez referência ao caso da deputada estadual paulista, Isa Penna, do PSOL, que sofreu importunação sexual pelo deputado Fernando Cury (Cidadania), na Assembleia Legislativa de São Paulo. “Votarei com esse voto de aplauso e deixo aqui minha solidariedade à minha colega e é preciso que haja mais mulheres nos espaços, mas que esses espaço sejam mais seguros e, em particular, às mulheres”.

O voto de aplauso e congratulações foi aprovado por unanimidade.

Em 21.12.20