André Régis faz balanço das eleições de 2020

O vereador André Régis (PSDB) proferiu nesta terça-feira (1º) um discurso de análise dos resultados das eleições municipais de 2020. O parlamentar falou durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, promovida nesta manhã, por meio de videoconferência. Na ocasião, André Régis desejou sucesso ao novo prefeito do Recife, João Campos (PSB), e traçou perspectivas para o cenário político da campanha presidencial de 2022.

O vereador não participou do último pleito – mas fez votos aos colegas que continuam atuando na Casa de José Mariano no ano que vem. “Desejo êxito ao novo prefeito, João Campos, e à vice, Isabella de Roldão (PDT). Aos que foram eleitos para a próxima legislatura da Câmara Municipal, que façam um bom trabalho para que o Recife possa voltar a respirar.

Segundo André Régis, João Campos terá desafios a enfrentar para ganhar popularidade. “As perspectivas não são favoráveis. Vão ser necessários muita competência e trabalho do prefeito eleito. Pelos números, quase 70% da população não será simpática ao seu governo. Antevejo muita dificuldade para que ele possa se reconstruir após uma eleição de idas e vindas, com um padrão de discussão medíocre”.

A realização do pleito municipal em meio à pandemia de covid-19 foi alvo de críticas de André Régis. Antes do início do processo, ele havia advertido, na tribuna da Câmara, para os riscos do não adiamento da campanha. “Tivemos o fechamento de uma eleição absolutamente atípica, que na minha concepção não deveria ter ocorrido neste momento. O aumento dos casos de covid-19 pode ter muita relação com o processo eleitoral”.

PSDB e PT – A rivalidade histórica entre tucanos e petistas não deixou de figurar na análise do parlamentar. André Régis destacou que, “do ponto de vista nacional, o que vimos foi uma derrota do Partido dos Trabalhadores, que não ganhou nenhuma capital do Brasil”. Enquanto isso, ele lembrou que o Partido da Social Democracia Brasileira foi vitorioso na maior cidade do país, São Paulo (SP), e levou a chefia do Executivo em Palmas (TO), Natal (RN) e Porto Velho (RO). “O PSDB manteve sua importância nos principais colégios eleitorais”.

Perspectivas para 2022 – Com o resultado tímido de candidaturas de esquerda e a falta de adesão de aliados do presidente Jair Bolsonaro, André Régis disse ver um contexto favorável para propostas mais ao centro nas próximas eleições presidenciais. “Bolsonaro não participou da corrida eleitoral. Aqui no Recife, os seus apoios não revelaram força suficiente para uma vitória. Isso faz com que esse pleito de 2020 seja importante no sentido de abrir uma janela de oportunidade para candidaturas presidenciais do centro”.

Em 01.12.2020, às 11h44