Augusto Carreras quer regulamentar atividade de condutor de Turismo Criativo

A atividade de condutor de Turismo Criativo pode ser regulamentada no município do Recife através do projeto de lei 184/2020, de autoria do vereador Augusto Carreras (PSB), que aguarda análise em duas comissões técnicas da Câmara Municipal. “Essa regulamentação precisa ser feita em consonância com o Fórum de Turismo Criativo do Recife, instituído pelo Decreto Municipal 32.786/2019. Ele é essencial para o desenvolvimento e o crescimento da atividade na nossa cidade”, defendeu o parlamentar.

Considera-se Turismo Criativo a modalidade que oferece aos visitantes a chance de participar de cursos e experiências de aprendizado de manifestações, histórias, cutura etc, que são características do destino. De acordo com o projeto de lei que está em tramitação, o condutor é  o profissional devidamente credenciado junto à Prefeitura do Recife para que seja responsável pela condução de grupos de visitantes por territórios onde existam iniciativas do chamado Turismo Criativo.

“O crescimento do Turismo Criativo no Recife impulsionará a oferta de experiências turísticas em nosso município de forma colaborativa e com a participação dos cidadãos. Além disso, a formação de condutores em Turismo Criativo é ação proposta pela sociedade, inserida no Objetivo Estratégico número três, do Plano de Turismo Criativo do Recife, e gerará qualificação e renda aos profissionais da área”, afirmou Augusto Carreras. O condutor de Turismo Criativo é uma categoria profissional já registrada pelo Governo Federal e, em Pernambuco, já foi regulamentada em Olinda e Fernando de Noronha.

O projeto de lei 184/2020 está sendo analisado pelas comissões de Legislação e Justiça; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. Nesses colegiados, poderá receber emendas de outros vereadores e também o parecer técnico, antes de seguir para votação em plenário. Se for aprovado, poderá se habilitar para exercer a atividade de condutor de Turismo Criativo aquele que atenda aos seguintes critérios: ser maior de 18 anos; ter concluído o Ensino Fundamental 2; ser residente no Recife; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (sendo do sexo masculino); e ter habilitação por meio da participação em Curso de Condutor de Turismo Criativo ministrado no Recife, reconhecido pela Prefeitura do Recife e pelo Fórum de Turismo Criativo do Recife.

 “Atualmente, existe uma carência de profissionais qualificados para atuar na condução de experiências de Turismo Criativo que, por sua vez, exigem o desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas ao campo da inovação e da economia criativa. Com a regulamentação da atividade, haverá ampliação das oportunidades profissionais para o Guia de Turismo e de sua atuação no segmento do Turismo Criativo”, concluiu Augusto Carreras.

 

Em 04.12.2020, às 10h46.