Comissão Especial vota emendas para Revisão do Plano Diretor do Recife

Num esforço concentrado para analisar todas as emendas de vereadores que foram apresentadas ao projeto de lei do Executivo nº 28/2018, a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor voltou a se reunir para discutir e votar as propostas, com o intento de levar a minuta do Plano Diretor para o plenário ainda nesta legislatura. A reunião, que se iniciou às 15h30 desta segunda-feira (14), entrou pela noite, durando quatro horas e meia. Foi transmitida pelo site da Câmara Municipal do Recife, dando sequência à etapa de apreciação das emendas no seio da comissão. Os vereadores analisaram propostas de reordenamento urbano, ocupação do solo, áreas especiais de proteção ambiental, estacionamentos e coeficientes urbanísticos, que são temas contemplados desde o artigo 139 até o artigo 179 do futuro Plano Diretor.

Ao todo, foram debatidas 132 emendas. Participaram da reunião os vereadores Rodrigo Coutinho (SD), que preside a comissão; Ivan Moraes (PSol), vice-presidente; Aerto Luna (PSB); Augusto Carreras (PSB), Hélio Guabiraba (PSB) e o líder do governo na Câmara, Eriberto Rafael (PTC). O Plano Diretor, que quando for aprovado terá duração de 10 anos, tem como objetivo principal estabelecer as normas que deverão reger a política de planejamento e gestão urbana e ambiental , orientando para um modelo de desenvolvimento sustentável da cidade. Na prática, é o instrumento que planeja e dita como a cidade deve crescer, passando pelas questões de mobilidade e ambiental, até a definição de zonas de interesse humano considerando as mudanças do contexto tecnológico, a preservação da memória e a garantia de moradia e lazer dos moradores com mais equidade.

Durante os debates, houve a intervenção do representante da entidade Amiciclo (Amigos dos Ciclistas), Daniel Valença, por videoconferência. Ele fez a defesa da emenda número 23, de autoria do vereador Ivan Moraes(PSol), para o artigo 169. Daniel falou sobre a mobilidade ativa, e fez a defesa de pedestres e instalação de ciclofaixas e ciclovias. Ele criticou que o trânsito do Recife dá prioridade aos automóveis. Daniel Valença voltou a falar, durante a reunião, para defender a emenda 520, para o artigo 169, de autoria do vereador Augusto Carreras (PSB).  Na reunião, também falou a ex-secretária de Planejamento do Recife, Celecina Pontual, que participou da elaboração do atual Plano Diretor. Ela deu esclarecimentos a respeito da emenda modificativa 15, proposta pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), também para o artigo 169. A emenda fala sobre a restrição dos espaços de estacionamento em áreas públicas e habitacionais, localizadas em corredores de trânsito. A emenda pede melhorias para essas áreas, mas Celecina defendeu que as melhorias dos eixos principais sejam ampliadas  para os eixos secundários.

A Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor vinha discutindo a revisão do Plano Diretor desde 2019 e a previsão era de que os trabalhos fossem concluídos pelo colegiado em abril deste ano. Por causa das medidas de prevenção contra a covid-19, seguindo as orientações de autoridades sanitárias, e os consequentes debates sobre a pandemia que se fizeram mais urgentes, a Comissão Especial solicitou a  prorrogação do prazo para conclusão dos trabalhos. O atual Plano Diretor do Recife está em vigência desde 2008.

Durante a tramitação do projeto de lei  do Executivo nº 28/2018, a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor promoveu reuniões e audiências públicas com diversos segmentos da sociedade. Foram seis audiências públicas; reuniões especiais com três grandes segmentos da sociedade (universidades, organizações sociais e empresários) para colher sugestões; apresentações do Plano Centro Cidadão, vinculado à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); do Projeto Parque Capibaribe, ligado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); bem um debate com representantes do Projeto Recife 500 Anos, que elaboraram um conjunto de diretrizes de desenvolvimento sustentável para a cidade até 2037 e  com os dirigentes do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis).

Terminado o período de escuta, a Comissão Especial entrou na fase de análise das emendas apresentadas pelos vereadores do Recife. Ao todo foram 530 emendas, elaboradas por 18 parlamentares. A fase atual é de análise e votação dessas emendas, para ensejar a elaboração do relatório que será encaminhado para votação em plenário.


Em 14.12.2020.