Ivan Moraes cria projeto de lei para Semana da Não Violência Ativa
O projeto enumera formas de violência a serem combatidas, entre elas as violências econômica, psicológica, física, racial, cultural, religiosa, sexual, de gênero e escolar. A proposta também define princípios que devem ser observados durante a “Semana da Não Violência Ativa”: jamais considerar a violência como via de resolução de conflitos; não tolher a liberdade de opção deixando livre o ser humano para escolher seus caminhos e crenças; dentre outros.
A proposta prevê ainda que a Prefeitura do Recife, através das suas Secretarias, com a colaboração da Câmara Municipal do Recife, das empresas privadas e outras entidades civis, poderá promover nesta Semana reuniões educativas; palestras; exposições; criação de espaços coletivos de humanização, núcleos de “Não Violência Ativa” nas escolas.
Ivan Moraes esclareceu que o projeto de lei é uma parceria com o Coletivo Humanista de Pernambuco, grupo de voluntários que atua em escolas e movimentos sociais. “Instituir a Semana da Não Violência Ativa se justifica pela importância do debate acerca das diversas formas de violência que ocorrem na sociedade, de modo a levar a uma reflexão sobre os problemas vividos no dia a dia e a gerar propostas que visem erradicar essas formas de violência”. A Não Violência Ativa tem no dia 2 de outubro a data símbolo mundial, em referência ao dia do nascimento de Mahatma Gandhi.
11.12.2020