Ivan Moraes defende pessoas em situação de rua no centro da cidade
Segundo Ivan Moraes, a população em situação de rua aumentou com a pandemia, e atitudes para minorar o sofrimento dessa gente, deveriam ser realizadas de forma integrada. “Nenhuma ação que diz respeito à população em situação de rua deveria acontecer sem integração entre as pastas da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e Secretaria de Assistência Social. Compreendemos que muitas pessoas empobrecidas, diante da pandemia, precisaram ir às ruas, tanto por não ter onde morar ou por não ter o que comer. E esse número só vem aumentando. Entendemos que a solução não vem de uma hora para outra. Era preciso que a Prefeitura percebesse, desde o início da pandemia, que a assistência deveria ser fortalecida, tanto quanto a saúde".
Os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PP) e Jayme Asfora (Cidadania) fizeram apartes e elogiaram o discurso de Ivan Moraes. “Parabenizo o pronunciamento que observou as questões sociais e pessoas desamparadas em nossa cidade”, disse Maguari. O vereador Jayme Asfora destacou que esteve na Rua do Imperador e que percebeu o aumento de pessoas em situação de rua no local. “Vi essa cruel, chocante e impactante realidade. O número de pessoas em situação de miserabilidade cresceu muito”.
Durante o discurso, Ivan Moraes leu a nota de repúdio do Comitê Intersetorial de Políticas para População em Situação de Rua de Pernambuco, assinada por várias entidades, sobre a ação de remoção de pertences das pessoas em situação de rua realizada na Rua do Imperador e que foi exibida pela Rede Globo, na última sexta-feira (11). “Cinquenta famílias que dormiam na Rua do Imperador, no centro do Recife, foram abruptamente acordadas com a retirada das lonas dos seus barracos improvisados, colchões e outros pertences. Defendemos que a força do Estado seja usada para mobilizar, proteger, cuidar e garantir condições dignas para todos e todas, em especial para os que mais precisam, e não para oprimir aqueles que sobrevivem em permanente processo de vulnerabilidade e risco. A vida da população em situação de rua importa”.
Ao final, Ivan Moraes anunciou que seu mandato participará de um evento, nesta sexta-feira, dia 18, às, 15h, na Rua do Imperador em defesa das pessoas em situação de rua. “Estamos saindo apenas para essa ocasião social. Essas pessoas não têm outra saída. Vamos protestar”.
Em 16.12.2020