Ivan Moraes reclama ações da Prefeitura para pessoas em situação de rua

O vereador Ivan Moraes (PSOL) lembrou que a Câmara do Recife teve, na Reunião Ordinária desta segunda-feira (14), votações importantes, por meio remoto, como a do projeto de lei do Executivo que institui o Primeiro Plano Decenal para a Primeira Infância. Disse que considera a proposição um avanço para esta área, mas reclamou que é preciso prestar atenção para outros setores da assistência social da cidade, neste momento de pandemia. O parlamentar ressaltou a questão das pessoas que vivem em situação de rua, tanto no centro, como em outros locais do município, e cobrou uma ação mais efetiva da Prefeitura.

O vereador lembrou ainda que com a pandemia, as ruas estão lotadas de gente à espera de caridade.  "Com muita luta a PCR abriu restaurantes e abrigos na região central, mas nesse período aumenta a quantidade de gente vivendo em situação de rua. Mas a Prefeitura não ouve a nós, ao Ministério Público, à Defensoria Pública entre outros organismos que pedem mais abrigos, mais refeições nesse período".

Ivan Moraes relatou que entrou em contato com a área de assistência social da Prefeitura, depois de ver vídeos mostrando ações abusivas contra estas pessoas, de agentes da PCR. Ele reclamou que não é desta forma que se retiram pessoas das ruas. “Entrei em contato com a assistência social da Prefeitura e recebi como resposta que estão pagando aluguel assistencial. Entendemos que há pessoas que talvez tenham onde morar e vão às ruas para receber donativos”.

Ele frisou a necessidade de um olhar mais atento da gestão. "Nosso mandato não descansará enquanto a Prefeitura não reconhecer a situação e dar solução compatível com um nível de vida melhor,  e respeito às pessoas".

  

Em 14.12.2020