Novos vereadores eleitos participam de encontro na Câmara
“Nós temos que fortalecer esse poder e aproximá-lo cada vez mais da sociedade. A população pede zelo com a coisa pública”, destacou Eriberto Rafael. Para Aerto Luna, “o plenário e as galerias da Câmara ensinam muitas coisas importantes para a vida de um parlamentar”. Exemplificou que discussões e análises, como a revisão do Plano Diretor do Recife, passam pela Casa e são fundamentais para a Cidade. Já Hélio Guabiraba parabenizou a todos, lembrou um pouco de sua trajetória política e desejou um bom trabalho.
Cotidiano da Câmara – Coube ao secretário de Coordenação Geral da Câmara, Jaime Paiva, apresentar os gestores de setores da Casa e discorrer um pouco sobre a natureza do trabalho realizado. Ele fez questão de afirmar que este encontro é apenas o início de um processo de convivência diária e que a intenção é reforçar que todas as dúvidas serão esclarecidas. Disse também que os servidores da Câmara estão prontos para contribuir com cada mandato.
O diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério, explicou a tramitação de proposições, o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), bem como as rotinas das reuniões Ordinárias e Extraordinárias. Ele destacou que desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, as reuniões ocorrem através de videoconferência.
Sobre as reuniões solenes, homenagens e outros eventos que são promovidos na Câmara, quem explicou foi a assessora especial de Relações Públicas, Ana Torti. Ela discorreu sobre o Título de Cidadão do Recife, Medalha de Mérito José Mariano, entre outros. Elencou, ainda, uma série de atividades que são realizadas pelo seu setor, como a solicitação de confecção de comendas e o envio de convites às autoridades.
Os trabalhos desenvolvidos pelo setor de Informática da Câmara, desde a prestação de serviço aos gabinetes dos vereadores à manutenção do site institucional, foram abordados pelo chefe da Divisão de Informática, Ricardo Ferraz. Ele explicou o trabalho da equipe e destacou o objetivo central de atender a todos em um tempo hábil.
Já a verba indenizatória, que consta no Portal de Transparência e na prestação de contas do site da Câmara, teve os itens explicados pelo chefe da Controladoria Geral, Ismael Pereira. Ele destacou que a verba indenizatória destina-se exclusivamente ao ressarcimento das despesas relacionadas com as atividades do mandato parlamentar. Foi criada pela Lei 17.159/2005 e regulamentada pela Resolução 678/2005.
O trabalho do Departamento de Comunicação Social foi abordado pela jornalista Éden Pereira, que está à frente de equipes formadas por técnicos e jornalistas da Câmara. O setor é responsável pela produção de notícias em textos, fotos e vídeos (TV Câmara do Recife), tanto para o site, quanto para as redes sociais.
Em 14.12.2020