Vereadores eleitos já estão diplomados pelo TRE

Eleitos pelo voto popular e direto nas eleições de novembro, os 39 vereadores do Recife que serão empossados no dia primeiro de janeiro foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na manhã desta sexta-feira (18), e agora estão aptos para o cargo da 18ª legislatura, de 2021 a 2024. A cerimônia, conduzida pelo presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, ocorreu a partir das 10h, quando também foram diplomados os candidatos eleitos a prefeito, João Campos; e a vice-prefeita, Isabela de Roldão. Por conta do cenário de pandemia, em que os casos de covid-19 vêm aumentando no Estado, a Justiça Eleitoral realizou, excepcionalmente, a cerimônia de diplomação dos eleitos em ambiente virtual e presencial como forma de garantir o distanciamento social recomendado pelas autoridades sanitárias.

A diplomação dos vereadores foi totalmente virtual. Todos os eleitos ficaram em casa e o acesso à sala virtual ficou restrito aos diplomados, enquanto a população, familiares, convidados e imprensa assistiram à transmissão pelo canal oficial do TRE-PE, no YouTube. “Anoto que não me apraz que esta cerimônia não possa ter sido realizada presencialmente. Ao abrir esta solenidade quero expressar minha solidariedade cristã para com as pessoas e famílias atormentadas por esta doença que se espalha e rogo que a vacina venha a Pernambuco sem tardança”, disse o presidente do TRE-PE, na declaração de abertura do evento. Ele citou os números da pandemia no Brasil e em Pernambuco. A mesa da solenidade foi composta pelo presidente do  TRE-PE, desembargador Frederico Neves, e a chamada corte eleitoral (desembargadores Carlos Frederico Moraes, José Alberto de Freitas Filho, Edilson Pereira Nobre Júnior, Ruy Trezena  Patu Junior, Carlos Gil Rodrigues Filho, Rodrigo Cahu Beltrão e o procurador Wellington Cabral Saraiva), além da juíza da diplomação, que também é da 150ª Zona Eleitoral, Sandra de Arruda Prado. Ocuparam a mesa, ainda, o prefeito eleito, João Campos; e a vice-prefeita eleita, Isabela de Roldão.

Na presença virtual, estiveram o governador Paulo Câmara; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção de Pernambuco, Bruno Baptista.

O Hino Nacional foi executado, na abertura da solenidade, pelos músicos da Orquestra Cidadã, em vídeo gravado previamente. Em seguida, o cerimonialista leu o nome de cada um dos 39 vereadores eleitos nas eleições de novembro, enquanto a tela da sala virtual exibia o diploma com fotos. Em anos anteriores, sem a pandemia, a entrega dos diplomas era feita em evento formal e festivo; cada um dos eleitos recebia o documento oficial entregue pela corte eleitoral do TRE. Como a solenidade, desta vez, foi transmitida de forma remota, o TRE anunciou que os diplomas físicos serão encaminhados, devidamente assinados, para os Departamentos de Cerimonial da Prefeitura da Cidade do Recife e da Câmara Municipal do Recife.

A juíza da totalização das eleições, também da 150ª Zona Eleitoral, Sandra Prado, procedeu à diplomação, lendo os termos previstos no artigo 215, parágrafo único, da Lei 4.737, de 15 de julho de 1965, o Código Eleitoral, em que proclama que os candidatos foram eleitos em eleições diretas e que os resultados constam da ata geral das eleições. O diploma tem o nome do candidato eleito, a indicação da legenda sob a qual concorreu nas eleições e o cargo para o qual foi eleito. Em seguida, a juíza da diplomação e o presidente do TRE entregaram, em conjunto, os diplomas de João Campos e Isabela de Roldão, que estavam presentes na cerimônia. O prefeito eleito fez um discurso breve, elogiou o trabalho da Justiça Eleitoral durante a realização das eleições, elogiou a democracia, agradeceu ao povo pelos 447.913 votos que recebeu, e citou frases de seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, e do bisavô, também ex-governador Miguel Arraes, ambos falecidos. No final, Campos disse que “faltam poucos dias, mas já estou pronto para começar. Vamos juntos unir o Recife e construir o futuro que a gente sonha”.

No encerramento da cerimônia, o desembargador Frederico Neves, disse que a tarefa de realizar as eleições neste ano foi desafiadora, elogiou os juízes eleitorais, os funcionários da Justiça Eleitoral, e os cidadãos recifenses e pernambucanos que “não abriram mão do seu direito de escolher seus representantes”. Ele também falou da grande responsabilidade que é administrar uma cidade como o Recife, sobretudo em tempos de pandemia, e ainda “propiciar melhores condições de vida para a população”. O desembargador finalizou dizendo que “o recifense está convicto de que o novo chefe do Executivo Municipal saberá usar com qualidade o poder que lhe foi dado para garantir o funcionamento de serviços que beneficiem a coletividade, convergindo com as energias de realização dos componentes da Casa de José Mariano”. A Orquestra Cidadã encerrou a cerimônia com o Hino de Pernambuco.

 

Os novos vereadores:

1 – Aderaldo Pinto (PSB)

2 – Alcides Cardoso (DEM)

3 – Alcides Teixeira Neto (PSB)

4 – Almir Fernando (PCdoB)

5 – Ana Lúcia (Republicanos)

6 – Andreza Romero (PP)

7 – Carlos Muniz (PSB)

8 – Cida Pedrosa (PCdoB)

9 – Chico Kiko (PP)

10 – Dani Portela (PSol)

11 – Davi Muniz (PSB)

12 – Dilson Batista (Avante)

13 – Doduel Varela (PSL)

14 – Eduardo Marques (PSB)

15 – Eriberto Rafael (PP)

16 – Fabiano Ferraz (Avante)

17 – Felipe Alecrim (PSC)

18 – Felipe Francismar (PSB)

19 – Fred Ferreira (PSC)

20 – Hélio Guabiraba (PSB)

21 – Ivan Moraes (PSol)

22 – Jairo Britto (PT)

23 – Joselito Ferreira (PSB)

24 – Júnior Bocão (Cidadania)

25 – Júnior Tércio (Podemos)

26 – Liana Cirne (PT)

27 – Luiz Eustáquio (PSB)

28 – Marco Aurélio Filho (PRTB)

29 – Michele Collins (PP)

30 – Natália de Menudo (PSB)

31 – Osmar Ricardo (PT)

32 – Paulo Muniz (SD)

33 – Renato Antunes (PSC)

34 – Rodrigo Coutinho (SD)

35 – Romerinho Jatobá (PSB)

36 – Samuel Salazar (MDB)

37 – Tadeu Calheiros (Podemos)

38 – Wilton Brito (PSB)

39 – Zé Neto (PROS)



Em 18.12.2020.