O vereador Hélio Guabiraba (PSB) fez grande destaque, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida via videoconferência, nesta terça-feira (4), do requerimento nº 4338/2020, de sua autoria, concedendo voto de aplauso e congratulações à Marília Dantas, diretora-presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB), pelo seu trabalho executado.
A Associação Oásis da Liberdade (AOL) é uma Organização Não Governamental (ONG) e que completa, em 2020, 26 anos de existência. O vereador Luiz Eustáquio (PSB) fez questão de recordar o aniversário da instituição, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, realizada nesta terça-feira (4). “É um momento de muita satisfação porque sabemos que todo esse tempo, nas ruas do Recife, estavam sendo atendidos meninos de rua. É um projeto que nos deixa muito felizes. São 26 anos de história”.
O vereador João da Costa (PT) proferiu, nesta terça-feira (04), um discurso contrário ao retorno às aulas durante a pandemia de covid-19. Em seu pronunciamento, o parlamentar listou uma série de razões pelas quais considera perigosa uma possível retomada das atividades presenciais nas escolas. As instituições de ensino do Recife estão de portas fechadas desde o dia 18 de março.
No intuito de fortalecer a atividade consular no Recife, pelo número expressivo de consulados que faz a capital ser a terceira cidade do país com mais atividades diplomáticas e por entender a importância econômica destas atividades, o vereador João da Costa (PT) propôs dois requerimentos durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, via videoconferência, nesta terça-feira (4). O requerimento de nº 4518/2020, concedendo voto de aplauso ao cônsul da Eslovênia, e o de nº 4519/2020 concedendo voto de aplauso ao Manifesto pelo Fortalecimento Diplomático Consular no Estado. “Ressalto o trabalho de intercâmbio cultural e econômico dos consulados pelos serviços prestados ao Recife”.
Através do requerimento de número 4350/2020, de sua autoria, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) concedeu voto de aplauso à professora pernambucana Mirtes Ramos dos Santos Melo, que foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10, uma das mais importantes premiações da educação básica brasileira. A educadora apresentou o projeto Aprendizagens das crianças: Maravilhamento e experiências, realizado na Creche Municipal João Eugênio, localizada na Iputinga, com alunos de 2 e 3 anos de idade. O requerimento foi aprovado.
Ao completar 14 anos de existência, a lei federal 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, recebeu manifestação de aplauso da vereadora Michele Collins (PP). Ela também é autora de duas leis no Recife de combate à violência contra a mulher: a lei 18.477/2018 criou a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio e a outra, a 18.241/2016 instituiu o Programa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência. Ela disse na manhã desta terça-feira (4), na reunião ordinária da Câmara Municipal, por videoconferência, que conclamava a todos os parlamentares a se juntarem nesse combate, especialmente nesses dias de isolamento em virtude da pandemia.
A vereadora Natália de Menudo (PSB) fez um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, no enfrentamento à pandemia de covid-19. “Trata-se de um profissional muito comprometido e dinâmico, que soube comandar um órgão público gigante num momento difícil. Através de um planejamento muito bem feito, a sua atuação foi fundamental para salvar vidas nesta cidade”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta terça-feira (4), de forma remota, por videoconferência.
Um total de 41 maqueiros do hospital Otávio de Freitas, que estavam contratados para atuarem no combate ao coronavírus, durante a pandemia, tiveram seus contratos suspensos. O vereador Rinaldo Junior apelou por estes trabalhadores na manhã desta terça-feira (4), durante reunião ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência. “Peço ao governo do Estado que reconsidere o afastamento desses trabalhadores”.
O vereador Fred Ferreira (PSC) quer continuar chamando de “respiradores de porcos” os equipamentos que seriam adquiridos pela Prefeitura do Recife para o uso por parte de pacientes graves que estão em tratamento com a covid-19. Por isso, ele disse, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (3), de forma remota, por videoconferência, que ficou indignado porque o prefeito Geraldo Julio ingressou com ação judicial para impedir que as pessoas continuem usando esse adjetivo nas redes sociais.
Um alerta para as autoridades, seguido de um convite à Secretaria Municipal de Saúde para debater novas alternativas na prevenção da contaminação pelo coronavírus: ampliação da malha de ciclovias e ciclofaixas, controle do trânsito para maior segurança dos ciclistas e distribuição de máscaras nas comunidades, fizeram parte do apelo do presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, vereador Luiz Eustáquio (PSB), na manhã desta segunda-feira (3), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência.