“Forrozão do Galo” é incluído no Calendário Oficial de Eventos do Recife

Para reconhecê-lo como um evento tradicional e cultural do Recife, o “Forrozão do Galo” foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município pela lei de número 19.128/2023, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB). O “Forrozão do Galo” foi criado em 2008 e realiza dois dias de festas juninas gratuitas no polo do Galo da Madrugada, o maior bloco de Carnaval do mundo, no centro do Recife. A legislação identifica a grande importância da festividade para a promoção da cultura nordestina, para a celebração do Ciclo Junino, para a geração de emprego e renda, e para o fortalecimento do turismo cultural na cidade.

Segundo Marco Aurélio Filho, a partir de dados da organização do evento, o “Forrozão do Galo” reúne aproximadamente 40 mil pessoas todos os anos além de empregar cerca de dois mil trabalhadores, seja de forma direta ou indireta. “O evento é aberto ao público e reúne milhares de pessoas para prestigiar artistas e ritmos da nossa terra na Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, marcando o início dos festejos juninos na capital pernambucana. A sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Município é fundamental para valorizar e preservar a tradição junina, além de fortalecer a identidade cultural e aquecer a cadeia produtiva da região”, afirma, na justificativa do projeto de lei Ordinária. 

O parlamentar reforça a importância do “Forrozão do Galo” como um evento tradicional e de expressão da cultura popular. “A proposta objetiva reconhecer a sua importância histórica e cultural, além de proporcionar maior visibilidade e apoio institucional para a realização da festa. Isso contribuirá para a preservação das nossas tradições”. 

 Em 17.01.2024