Com o começo do período chuvoso, o vereador Davi Muniz (PSD) disse que as comunidades da periferia, localizadas nos morros e outras áreas de risco, estão vivendo horas de preocupações. “As famílias da Vila Arraes, da área baixa da Beira Rio, do Beco do Óleo e da B13, só para citar algumas do bairro da Várzea, começam a perder o sossego”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3).
06
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu o requerimento número 5198/2024, de sua autoria, que concedeu voto de aplausos ao prefeito João Campos; ao secretário de Educação do Recife, Frederico Amâncio, “e a todos os profissionais de educação”. A proposição da parlamentar foi feita “em razão do sucesso do Programa Primeiras Letras, firmando a capital pernambucana no 6º lugar entre aquelas com as maiores taxas de alfabetização do Brasil”. O percentual atingido foi de 62,4%, acima da média nacional que é de 56%.
O reajuste nas alíquotas do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Município do Recife (Saúde Recife) foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Osmar Ricardo (PT) nesta segunda-feira (3). O parlamentar se pronunciou na tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária para demonstrar insatisfação com o aumento das taxas cobradas pelo serviço, que conta com 17 mil beneficiários. A mudança, aprovada no mês passado, já incide sobre os contracheques dos servidores e inclui um crescimento de 4,5% para 5,5% na alíquota sobre os vencimentos brutos dos titulares.
Frente a comentários críticos sobre a atuação do governo municipal durante a reunião plenária desta segunda-feira (3), o vereador Chico Kiko (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para defender a gestão do prefeito João Campos (PSB). Em seu discurso, o parlamentar elogiou as obras do Poder Executivo em execução no município e os resultados delas que, segundo ele, já são visíveis.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (3), a vereadora Liana Cirne (PT) destacou a necessidade de obras para prevenir possíveis desastres, nas comunidades do Ibura, Sapo Nu, Dois Unidos e Vila do Sesi. Ao fazer o pedido, ela lembrou da tragédia ocorrida há dois anos, em maio de 2022, quando fortes chuvas atingiram a cidade. A parlamentar contou que vem recebendo mensagens de moradores das comunidades, que dizem ter a vida afetada pelo medo de vivenciar novos desastres.
A distribuição de água para o consumo humano nos bairros da Zona Norte, que é feita pela Companhia Pernambucana de Abastecimento, foi criticada pelo vereador Victor André Gomes (PV) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3). Segundo ele, a irregularidade no fornecimento é constante. “O sistema de abastecimento da Compesa está falido. Está um verdadeiro caos”, disse o vereador, assegurando que a desorganização na companhia é tão grande que até mesmo o sistema de rodízio de abastecimento, que está previsto num calendário, não vem sendo cumprido.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (3), o vereador Fred Ferreira (PL) repercutiu uma visita que fez na rua Morro do Pilar, localizada no bairro de Monte Verde. Segundo o parlamentar, os serviços de infraestrutura, para evitar incidentes provocados pelas chuvas, estão parados e ele fez um alerta à Prefeitura da cidade.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2023, que tramita na Câmara dos Deputados e criminaliza a posse ou o porte de qualquer quantidade de droga, foi comentada pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (3). De acordo com ele, a proposta tem como objetivo garantir tratamento aos usuários de drogas. O parlamentar também exaltou a importância do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar) para o recifense.
A situação de emergência na gestão estadual da saúde em decorrência da superlotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica sob a alçada do Governo de Pernambuco levou o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) a se pronunciar na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (3). Em seu discurso na reunião plenária, o parlamentar, por um lado, teceu comentários críticos à condução da saúde da criança pela Governo do Estado. Por outro, fez elogios às medidas tomadas pela gestão municipal no setor.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) rebateu o discurso do vereador Davi Muniz (PSD) sobre verbas destinadas a blogs com o objetivo de promover o Carnaval 2024. O parlamentar salientou que toda a operação de marketing foi realizada de forma legal. “Isso é um discurso eleitoral que não leva a lugar nenhum. Parabenizo a estratégia que foi feita pela Secretaria de Turismo do Recife”. O assunto foi debatido na tribuna da Casa de José Mariano na reunião plenária desta segunda-feira (3).
Na tarde desta segunda-feira (3), o Clube Alemão, localizado no coração do bairro do Parnamirim, na zona norte do Recife, foi homenageado no plenário da Casa de José Mariano, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB). “Pelo que representa à comunidade alemã, e principalmente à sociedade do Recife, o clube é digno de todos os aplausos e do reconhecimento desta Casa Legislativa, fazendo jus a uma merecida reunião solene”, disse o parlamentar. O vereador Alcides Cardoso (PL) presidiu o evento.
Com uma trajetória política vitoriosa, que inclui experiências no Poder Executivo, como prefeito do município de Canhotinho, no Agreste Meridional, e deputado estadual por três legislaturas, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto de Barros, é o mais novo Cidadão do Recife. Ele recebeu o Título em reunião solene realizada na noite desta segunda-feira (3), numa iniciativa do vereador Victor André Gomes (PV). “É importante destacar o trabalho realizado pelo homenageado à frente da presidência da Alepe, que por sua vez, obteve destaque nacional, despertando os olhares do Brasil para o Recife”, justificou o vereador.
Ele está no Recife há 18 anos e hoje é um dos apresentadores mais populares da televisão produzida em Pernambuco. Esteve à frente do telejornal NE1 e, agora, do NE2. O jornalista Márcio Bonfim recebeu o Título de Cidadão do Recife, numa cerimônia informal, realizada na Sala da Presidência da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (4), por iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB). A honraria foi entregue “em reconhecimento à dedicação com que sempre exerceu suas atividades, contribuindo de forma relevante e participativa para toda a sociedade recifense”.
O vereador Almir Fernando (PSB) disse que, com a construção do Hospital da Criança, a gestão do prefeito João Campos confirma a importância que o Partido Socialista Brasileiro vem dando ao setor da saúde no Recife. “Levando em conta os 12 anos de gestão do PSB, iniciada pelo ex-prefeito Geraldo Julio, o nosso município passará a ter três grandes hospitais geridos pela Prefeitura. Além desta unidade, também já foram construídos o Hospital do Idoso e o Hospital da Mulher”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (4).
Na Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada na primeira semana do mês de junho, o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) repercutiu ações direcionadas ao meio ambiente do Recife, durante a reunião plenária da Casa de José Mariano, nesta terça-feira (4). “Já participei de um projeto extremamente importante com uma ONG, o Pró-Capibaribe, e a gente pôde retirar diversas toneladas de resíduos do rio”. Vale destacar que dia 5 é o Dia Mundial do Meio Ambiente que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (4), o vereador Samuel Salazar (MDB) fez um apelo para que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) conclua a sua parte na obra que está sendo realizada no Ipsep, Zona Sul. O parlamentar mencionou uma matéria publicada no Diario de Pernambuco, na semana passada, em que aponta que a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) multou a Compesa em mais de R$ 5 milhões. “Essas multas são decorrentes de uma série de problemas que a Compesa tem causado na cidade”, disse.
Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (4), o vereador Felipe Alecrim (Novo) disse que realizou visitas de fiscalizações em unidades de saúde que são geridas pela Prefeitura do Recife e informou que “elas estão um verdadeiro caos”: são a Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, Zona Norte; a Policlínica Naíde Regueira Teodósio, no Pina, Zona Sul; e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Eulâmpio Cordeiro, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste.
A atuação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na Zona Oeste do Recife foi tema de um discurso proferido pelo vereador Chico Kiko (PSB) nesta terça-feira (4), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Na tribuna da Casa, o parlamentar afirmou que, naquela região, são comuns os relatos de que as intervenções feitas pela empresa têm baixa durabilidade.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) questionou o vereador Felipe Alecrim (Novo) a respeito do que seria o fato determinante para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal, sobre o Saúde Recife – previdência e assistência à saúde dos servidores do município. O pronunciamento do parlamentar, vice-líder do governo na Casa, ocorreu em seguida à fala do outro vereador na tribuna, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (4).
Celebrado anualmente em 5 de junho e criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente foi destacado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (5). Ele aproveitou para salientar a importância da disseminação de informações sobre o meio ambiente no Recife, como, por exemplo, o descarte correto de resíduos sólidos, para que diminua o impacto das chuvas na cidade. “O problema no meio ambiente é universal e, ao longo desses dias, estamos vendo muita chuva e muito alagamento no Recife, que são causados por problemas de drenagem na cidade e potencializados pelo descarte incorreto do lixo”, disse.