Osmar Ricardo destaca Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu com o intuito de criar uma postura crítica e ativa sobre os problemas ambientais. O vereador Osmar Ricardo apontou questões relacionadas à capital pernambucana. “Só para dar um exemplo, o Recife está entre as 20 cidades do mundo mais vulneráveis, e o deslizamento de terra que aconteceu aqui em 2022 nos causou muita dor e muitas perdas materiais. Nos últimos 50 anos, o mar aqui no Recife avançou 50 centímetros, e a gente pode achar que é pouco, mas é muita coisa”, afirmou.
O parlamentar ressaltou que as construções - sejam de pequenas ou grandes casas - erguidas sobre canais causam uma série de problemas para os moradores. “No Ibura, na UR-5, a gente vê aquele canal ocupado de ponta a ponta e sabemos da dificuldade para fazer uma limpeza e drenagem, e entulhos acumulados trazem problema para o meio ambiente. A Prefeitura tem feito várias obras, mas é preciso de mais atenção, e eu vou cobrar novamente do Canal Ilha Santa Terezinha, porque é preciso cuidar da vida das pessoas”.
Osmar Ricardo sugeriu a disseminação de informações sobre o descarte correto de resíduos sólidos como forma de ajudar a diminuir os impactos ambientais. “É preciso que a gente tenha consciência disso para politizar a população. Precisamos conscientizá-la para que ela incorpore esse papel de cuidar da cidade e da própria saúde. Quando a gente tira o lixo da rua e coloca em um lugar adequado, vamos ter menos barata, rato, escorpião e menos lixo nos rios. Vai ajudar muito o nosso planeta”, pontuou.
Em aparte, o vereador Almir Fernando (PSB) compartilhou da mesma opinião sobre a necessidade da conscientização das pessoas. “O saneamento básico envolve esgotamento sanitário e sabemos que precisamos melhorar a nossa cobertura. Mas a Prefeitura sozinha não vai resolver, tem que ter a participação da população, e eu concordo que temos que investir mais no trabalho de conscientização para que as pessoas tenham mais consciência”.
Também em aparte, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) reforçou a importância de incentivar as boas práticas na sociedade, sobretudo nas escolas. "Eu estive ontem em uma unidade de ensino da rede estadual, onde a gestora promoveu uma gincana para que os estudantes tivessem a oportunidade de repensar o destino do lixo, a reutilização. Inclusive, a gestora fez um desfile de moda com material reciclável para que a gente repense a questão mesmo das roupas. O material que se usa para fazer roupas é o material que demora muito tempo para se degradar no meio ambiente. Então a gente tem um hábito do consumismo que prejudica também o meio ambiente", destacou. A parlamentar também falou da importância dos moradores da cidade terem acesso à educação ambiental, pensarem na destinação final do que é descartado por cada um e colocar o lixo em locais corretos.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 04.06.2024