Felipe Alecrim critica serviços de saúde geridos pela Prefeitura do Recife
“Nessas unidades de saúde muitas pessoas não têm acesso a atendimento médico. Faltam especialistas como ginecologistas e psiquiatras, também faltam medicamentos como a insulina e a infraestrutura dos prédios onde elas funcionam está bastante degradada. É um absurdo o que eu e outros vereadores, vimos. Precisamos trabalhar para mudar essa realidade”, afirmou. Ainda de acordo com Felipe Alecrim, foi detectado que “pessoas que enfrentam problemas oncológicos e outras que esperavam cirurgia bariátrica, tiveram o tratamento interrompido” e há outras que não conseguem atendimento.
No caso específico do CAPS Eulâmpio Cordeiro, que é um centro voltado à atenção psicossocial, o parlamentar disse que ele funciona precariamente e que até a piscina da unidade está desativada. A água parada dentro dessa piscina está servindo “como um criadouro do inseto transmissor da dengue”. Felipe Alecrim assegurou que um relatório das visitas foi elaborado, apontando todos os problemas encontrados, e que eles comprovam que “a saúde, na gestão municipal, está uma tragédia”.
O parlamentar acrescentou, ainda, que outro serviço que funciona precariamente é o Saúde Recife, que tem como missão prestar assistência médica aos funcionários. “Eu acho que existe uma verdadeira caixa preta no Saúde Recife, com um rombo milionário. O que dizer de uma gestão que não cuida de seus servidores, que não cuida daqueles que estão ao seu lado?”. O vereador propôs que seja instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal do Recife, “com o objetivo de levantar as necessidades e o real retrato do Saúde Recife”.
O vice-líder do governo na Câmara do Recife, vereador Rinaldo Junior (PSB), pediu aparte e observou que Felipe Alecrim fez denúncias vazias. “Para se instaurar uma CPI é preciso que exista um fato determinado, que justifique a abertura de uma comissão. Esse discurso está se tornando repetitivo. Todas as vezes que a oposição sobe a esta tribuna, fala de rombos, mas não diz onde está esse rombo e não aponta qual é o rombo. Quando fala do Saúde Recife, não propõe qual deva ser a sua alíquota. São denúncias pautadas pela internet, muito vazias”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 04.06.2024.