Ana Lúcia aprova voto de aplausos para toda a Educação do Recife

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu o requerimento número 5198/2024, de sua autoria, que concedeu voto de aplausos ao prefeito João Campos; ao secretário de Educação do Recife, Frederico Amâncio, “e a todos os profissionais de educação”. A proposição da parlamentar foi feita “em razão do sucesso do Programa Primeiras Letras, firmando a capital pernambucana no 6º lugar entre aquelas com as maiores taxas de alfabetização do Brasil”. O percentual atingido foi de 62,4%, acima da média nacional que é de 56%.

O voto de aplausos foi aprovado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3). “É com orgulho que uma vereadora, que também é professora, como eu, usa esta tribuna para enaltecer o alcance de uma meta tão importante na educação infantil e de jovens. Quem é professor sabe o quanto é importante fazer a entrega desse resultado à população. Este é um sucesso que serve de orgulho para todos”, disse.

Ana Lúcia destacou que a obtenção desse percentual de alfabetização mostra que “os investimentos que estão sendo feitos na educação estão além da requalificação de escolas, da construção de novas creches ou do crescimento de vagas na educação infantil. Estamos falando de qualidade da educação e da alfabetização na idade certa”. A parlamentar explicou que o ciclo de alfabetização prevê que “a idade certa”, nesse caso específico, ocorra plenamente entre os seis e oito anos. “Se não houvesse condições de aprendizagem essa meta não seria alcançada. O Recife alcançou”.

Por essa razão, a vereadora Ana Lúcia parabenizou o prefeito João Campos, o secretário Fred Amâncio, “todos os professores e gestores de escolas, mas também todos os profissionais não docentes, que colocam em prática os serviços pedagógicos. Fazer educação não é para qualquer um”, comentou. Ao citar os profissionais que merecem os parabéns, a vereadora citou aqueles que exercem a função de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI), os Agente de Apoio para Desenvolvimento em Escolas Especiais (AADEEs), porteiros, merendeiros, entre outros. “Esse resultado foi uma conquista coletiva. Todos esses profissionais têm contribuição valiosa nessa conquista”.

Ela lembrou que quando o prefeito João Campos iniciou a gestão, em 2021, o Recife ocupava a 21ª colocação nacional na alfabetização. Em dois anos, o Recife pulou 15 casas, alcançando a sexta posição. “Para atingir essa meta foi estratégico o papel do Programa Primeiras Letras. Lançado no primeiro ano da gestão de João Campos, é o maior da rede municipal de ensino. Saibam que os resultados justificam a contratação dos profissionais para a rede”. Ela entende que João Campos merece receber o título de Amigo da Criança. A vereadora Aline Mariano (PP) pediu aparte. Ela disse que a conquista do percentual de alfabetização no Recife “é algo revolucionário”.

 Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

 Em 03.06.2024.