Aderaldo Pinto propõe Campanha de Conscientização sobre o Autismo em Adultos
“O projeto de lei busca abordar uma lacuna que existe em nossa sociedade, de modo a promover a conscientização sobre o autismo tardio no município do Recife. Buscamos, ainda, disseminar informações sobre os sinais e as características do autismo em adultos, bem como incentivar a busca por diagnósticos e suporte adequados”, justificou Aderaldo Pinto.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 70 milhões de pessoas no mundo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido como autismo, sendo, no Brasil, em torno de 2 milhões de pessoas diagnosticadas. Embora o TEA seja frequentemente diagnosticado na infância, há, ainda, muitos adultos que não foram diagnosticados e que convivem e/ou sofrem com os sintomas do autismo, sem sequer imaginar que possam ter Transtorno do Espectro Autista, o que resulta na ausência de apoio e tratamento adequados.
A Campanha de Conscientização sobre o Autismo em Adultos prevê diretrizes, tais como a divulgação de informações sobre os sinais e as características do autismo em adultos; parcerias com profissionais da saúde, educadores e organizações da sociedade civil; realização de palestras e atividades de sensibilização em escolas, entre outras ações.
“Além de desenvolver materiais informativos, como folhetos, cartazes e vídeos para serem distribuídos nos espaços públicos e de atendimento à população. A ausência de conhecimento sobre o autismo tardio pode levar a equívocos na interpretação de comportamentos e dificuldades das pessoas que estão no Espectro Autista, o que pode atrasar a intervenção e o apoio necessários. Portanto, é essencial oferecer informação de qualidade à sociedade e, especialmente, àqueles que possam enfrentar desafios associados ao autismo tardio”, disse Aderaldo Pinto.
Em 05.01.2024