Doduel Varela pede fixação de painéis de campanhas antidrogas em escolas públicas e particulares
Segundo Doduel Varela, a maioria dos quadros de dependência química se inicia ainda na juventude. “O problema é que, não raro, pais e adultos, de forma geral, ignoram os fatores de risco e as dificuldades que o adolescente apresenta por acharem que se trata apenas de uma fase passageira. E essa fase é propícia ao primeiro contato com as drogas, porque é um momento de afirmação da personalidade marcado por mudanças e pressões de ordem interna e externa. Nesse contexto, o circuito da 'drogadição' se torna atrativo”, pontua.
Por isso, no artigo terceiro do texto do projeto de lei Ordinária, que aguarda a análise das comissões, o vereador busca instituir que os painéis que tratam da campanha antidrogas sejam “pintados nos muros ou nas paredes da área interna ou externa da escola; afixados em cercas que delimitam o perímetro da escola, caso haja; ou afixados em armações como outdoors”.
O parlamentar defende, na justificativa da proposição, que o combate ao uso de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e perigos causados por elas. “Logo, as ações de repressão à utilização de drogas nas escolas devem ser frequentes e intensas. Com efeito, os assuntos ligados ao combate às drogas e seus malefícios exigem um maior alinhamento entre a escola e a família, pois esses atores são bases dessa luta contra as substâncias psicoativas”, afirma.
Em 11.01.2024