Elaine Cristina solicita melhorias para a Bomba do Hemetério

Melhorias em várias áreas para uma mesma rua na Bomba do Hemetério, Zona Norte, foram solicitadas pela vereadora Elaine Cristina (PSOL) através de requerimentos enviados à Câmara Municipal do Recife, em 2023. Os pedidos são destinados à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), e à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

O requerimento de número 12.393/2023 pede que seja realizado, diariamente, sem interrupções, o abastecimento de água na Rua Padre Oliveira, nº 211, na Bomba do Hemetério. A vereadora Elaine Cristina argumenta, na justificativa da proposta, que moradores relatam o desabastecimento de água na rua. “Eles disseram que passam em torno de dois a quatro dias sem o fornecimento de água e, quando o abastecimento é restabelecido, a água já chega sem forças nas residências e não passa sequer um dia inteiro sendo fornecida”. 

Por sua vez, o requerimento de número 12.395/2023, pede à CTTU a viabilização de um estudo técnico visando a instalação de lombadas eletrônicas e faixa de pedestres para a Rua Padre Oliveira, nº 221. “Uma lombada e uma faixa de pedestre no referido local asseguram às pessoas com deficiência, idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, público que precisa andar mais lentamente, acesso em igualdade e oportunidade ao meio físico, evitando a ocorrência de acidentes”, diz na justificativa. 

Com indicação à Emlurb, os requerimentos de número 12.394/2023 e 12.396/2023 pedem, respectivamente, a reposição da placa de proteção de bueiros e a retirada de entulhos e metralhas, ambas na Rua Padre Oliveira, nº 211, também na Bomba do Hemetério. A parlamentar defende, na justificativa do pedido, que “a existência de bueiros abertos coloca em risco as pessoas que transitam na localidade”, e que por isso “é indispensável que sejam repostas as tampas de todos os bueiros abertos”. Ainda segundo ela, a “existência de um buraco em uma rua configura um empecilho para o gozo do direito à locomoção e deixa em risco de acidentes”.