Lei da vereadora Ana Lúcia cria no Recife a Semana da Gastronomia

A partir deste ano a capital pernambucana sediará a Semana da Gastronomia do Recife. O evento, a ser realizado na última semana do mês de julho, foi incluído no Calendário Oficial do Município por meio da lei nº 19.123/2023, criada pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e sancionada pelo prefeito João Campos (PSB).

A Semana da Gastronomia do Recife foi criada com o objetivo de fortalecer a gastronomia da cidade, reconhecer a importância cultural, econômica e turística dos estabelecimentos gastronômicos locais e valorizar o trabalho desenvolvido pelos empreendedores gastronômicos no fomento à economia do município, na distribuição de renda e na geração de emprego.

Ana Lúcia, autora da lei, reforça que a gastronomia das comunidades desempenha um papel fundamental na preservação das tradições culturais, na valorização do patrimônio imaterial e no fortalecimento da identidade local. “A gastronomia local reflete a história, os costumes e as tradições de uma comunidade. Ao incentivar e valorizar essa gastronomia, preservamos a identidade cultural e transmitimos os conhecimentos tradicionais para as futuras gerações, o que traz uma série de benefícios tanto sociais quanto econômicos”, diz a parlamentar no texto de justificativa do projeto que deu origem à legislação.

Na Semana da Gastronomia do Recife, a Administração Municipal promoverá festivais, feiras e concursos culinários nos bairros, estimulando a utilização de produtos e ingredientes locais. Também serão realizadas oficinas, exposições, palestras, feiras de produtos, rodadas de negócios e cursos de capacitação para aplicação na cadeia produtiva da gastronomia com o objetivo de qualificar o trabalhador do setor gastronômico e incentivar a criação, manutenção e consolidação de mercados, feiras e festas municipais tradicionais e populares.

“Ao incentivar a troca de experiências e valorizar a gastronomia da nossa cidade, criamos atrativos turísticos e impulsionamos o desenvolvimento econômico local, contribuindo para a criação de empregos diretos e indiretos. A gastronomia é também uma forma de promover a diversidade cultural e o intercâmbio entre diferentes comunidades, e de manter viva a tradição da culinária familiar, já que muitas receitas se perdem por não serem passadas a outras gerações”, afirma Ana Lúcia.

Em 23.01.2024