Lei municipal concede título de utilidade pública para a Associação Católica dos Samaritanos
“Atualmente, com quatro projetos na ativa, a Associação articula e promove a cidadania da população em situação de rua de Pernambuco, proporcionando bem-estar e assistência por meio da distribuição de alimentos e do desenvolvimento de projetos de capacitação e reinserção no mercado de trabalho, garantia de direitos e acesso à justiça e promoção à saúde, além da participação em espaços de discussão de políticas públicas”, destaca o parlamentar.
Ivan Moraes lembra também que, em 2017, a entidade foi selecionada pelo Porto Social como a primeira incubadora de projetos sociais do Brasil, uma parceria que durou um ano e meio, recebendo, durante esse tempo, mentorias e um programa educacional voltado ao empreendedorismo social. “Um dos projetos mais antigos da ONG, denominado Ronda, permaneceu na ativa durante a pandemia da covid-19, com a distribuição de comida e acolhimento em 19 bairros do Recife e a mobilização de mais de cem voluntários”, ressalta.
Em 2021, a Associação inaugurou sua nova sede, a "Casa Samaritanos", localizada no bairro de Santo Amaro, onde oferece estrutura para os projetos já realizados pela organização nas ruas, trazendo para um espaço mais acolhedor os atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo os atendimentos odontológicos e psicológicos. O espaço também conta com banheiros para banho, um miniauditório para formação e capacitação de pessoas em situação de rua, almejando a reinserção no mercado de trabalho, além de uma cozinha industrial para produção de alimentos.
Em 15.01.2024