Lei municipal declara Galo da Madrugada como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife
Na justificativa do projeto que deu origem à legislação, o parlamentar resgata a história do bloco carnavalesco, criado em 1977 por um grupo de amigos, liderados por Enéas Freire, com o objetivo de reviver antigos carnavais. O Clube das Máscaras O Galo da Madrugada desfilou pela primeira vez no ano seguinte, nas ruas do bairro de São José, reunindo 75 foliões, número que continuou a crescer desfile após desfile. Desde 1994, ele passou a ser considerado o maior bloco de carnaval do mundo, segundo o Guinness Book.
“O crescimento do número de foliões levou a alterações no percurso do bloco, evitando ruas estreitas, por onde passava originalmente, para desfilar em ruas mais largas. Todo ano, dezenas de trios elétricos arrastam milhares de foliões pela capital pernambucana. A cada desfile, o Galo costuma levar às ruas dos bairros centrais do Recife mais de 2 milhões de foliões”, destaca Romerinho Jatobá.
O parlamentar enaltece, também, o impacto econômico do desfile do bloco na cidade. “Ele possibilita mais de 4,5 mil oportunidades diretas de geração de renda e cerca de 30 mil indiretas. Todos os anos, costureiras, confecções, comércio de fantasias, ambulantes, montadores, taxistas, motoristas, restaurantes, lanchonetes, hotéis, guias turísticos, seguranças, categorias de eventos, entre outros, são beneficiados com o majestoso desfile”.
O trabalho social com as comunidades carentes e circunvizinhas à sede da instituição não deixou de ser ressaltado na justificativa da proposta. “São realizados eventos socioculturais na sede e na Praça Sérgio Loreto, como O Forrozão do Galo, As Quintas no Galo, Os Ensaios de Carnaval, Os Acertos de Marcha do Bloco das Ilusões, O Natal do Galo da Madrugada, além de comemorações de datas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças”.
O vereador lembra ainda que o Galo da Madrugada fundou a Escola de Música Maestro Lima Neto e muitos dos egressos já se tornaram profissionais e tocam em diversas orquestras de frevo do Recife. “Também preocupado com a sustentabilidade do meio ambiente, o Galo faz um trabalho de conscientização e realização de ações concretas sobre a reciclagem do lixo, principalmente após o seu desfile oficial no sábado de Zé Pereira”.
Em 23.01.2024