Osmar Ricardo quer criar Semana de Combate às Drogas com foco em crianças e adolescentes
Se aprovada, a iniciativa ocorrerá, anualmente, na semana do mês de junho que compreender o dia 26. Compreende uma série de ações educativas e de acolhimento a crianças e adolescentes em curso escolar, que tem por objetivo conscientizar e esclarecer a sociedade sobre os males provocados pela ingestão de bebidas alcoólicas, o uso de drogas medicamentosas ou ilícitas, e o impacto e os danos causados ao desenvolvimento e ao bem-estar dos estudantes.
“O uso e o abuso de álcool e outras drogas representam um dos problemas mais severos de Saúde Pública atualmente, trazendo consequências extremamente prejudiciais ao organismo do usuário, impactando nos vínculos familiares, sociais, trabalhistas, escolares, e sobrecarregando o Sistema de Saúde e Assistência Social. Quando se trata de adolescentes, os efeitos são ainda mais nefastos, pois afetam o indivíduo em sua fase de formação tanto neurocerebral quanto relativa ao desenvolvimento psicossocial, exigindo, portanto, um olhar mais atento da família, da sociedade e do Estado. Qualquer utilização de substâncias psicotrópicas, lícitas ou ilícitas, pela população infantojuvenil deve ser considerada abuso, pelas entidades médicas mundiais”, avaliou o autor da proposta.
As atividades da Semana, que devem ser aplicadas prioritariamente nas escolas da Rede Municipal do Recife e fomentadas na Rede Particular de Ensino, podem incluir dinâmicas em salas de aula, palestras, workshops, exposições, audiovisual, encontros e intercâmbios escolares. “Considerando a evidente expansão do consumo de drogas psicoativas no país, associada a um contexto de vulnerabilidade de crianças e adolescentes, bem como ao fato de que as referidas substâncias causam danos ainda mais significativos em pessoas em fase de desenvolvimento, aumentando o risco de dependência, faz-se necessário descentralizar, intensificar, ampliar e diversificar as ações da Rede de Saúde Mental orientadas para a prevenção de agravos, promoção da saúde, tratamento e reinserção social da população infantojuvenil envolvida com o abuso de substâncias psicotrópicas”, reforçou Osmar Ricardo.
Para o vereador, a iniciativa será mais um instrumento voltado à informação, ao combate e à redução de riscos e danos. “Entendemos que a instituição da Semana Municipal de Combate à Iniciação e ao Vício de Crianças e Adolescentes em Drogas cria mais uma frente de atuação e combate ao desencadeamento ou ampliação de uma realidade preocupante, recorrente e perigosa: a iniciação e o vício infantojuvenil em drogas. Por isso, vemos nela uma excelente alternativa e auspiciosa oportunidade de prevenção, conscientização e salvaguarda de crianças e adolescentes no que diz respeito à iniciação e ao vício em drogas”.
Em 08.01.2024