Paulo Muniz quer promoção da cultura oceânica e da preservação dos manguezais nas escolas

As relações entre o oceano, os manguezais e a sociedade poderão se tornar parte integrante das atividades escolares da rede privada do Recife. É isso que busca o projeto de lei nº 195/2023, de autoria do vereador Paulo Muniz (SD), que se encontra em tramitação na Câmara Municipal. No texto, o parlamentar elenca as atividades extracurriculares a serem implementadas nas unidades de ensino para incentivar a cultura oceânica e a preservação dos manguezais, tais como palestras, exposições, excursões e atividades lúdicas.

A respeito dos manguezais, Muniz ressalta na justificativa do projeto a “grande relevância econômica e social para a população residente, que, por diversas vezes, tira dali seu sustento por meio da pesca de guaiamuns e caranguejos”. Ademais, ao tratar dos oceanos, o vereador afirma ser de “suma importância a inserção de conhecimentos sobre oceanos e preservação da vida marinha em diferentes formas de atividades pedagógicas na Rede Privada de Ensino do município do Recife, objetivando conscientizar a população sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde, a sustentabilidade dos mares e, por consequência, a manutenção da vida em nosso planeta”.

Ainda na justificativa, o parlamentar explica que a inserção das atividades extracurriculares pode auxiliar na busca por soluções para problemas da região. “A iniciativa visa incentivar ações em conjunto com o Poder Público e a população residente das áreas de mangues no município do Recife para buscar soluções e elaborar atividades extracurriculares de acordo com as necessidades locais, bem como estudar as melhores medidas de preservação do ecossistema, atacando problemas, tais como o do lixo trazido pela alta das marés à região do mangue do Recife”, afirma.

Em 18.01.2024