Projeto cria o “Programa Adote uma Ciclovia/Ciclofaixa”

Garantir a conservação das ciclovias e ciclofaixas instaladas na cidade, ampliar a malha cicloviária, reduzir as despesas do Município com a instalação e a manutenção, além de estimular a participação da sociedade civil no espaço urbano. São esses os objetivos do projeto de lei 231/2023, que cria o “Programa Adote uma Ciclovia/Ciclofaixa”. A proposta, de autoria do vereador Victor André Gomes (União Brasil) já está em tramitação na Câmara do Recife.

De acordo com o Programa, o Poder Executivo estabelecerá parcerias com empresas privadas interessadas em financiar a construção de novas ciclovias e ciclofaixas, além de custear a manutenção permanente daquelas já existentes. As empresas poderão afixar, em local visível, peças publicitárias nos equipamentos adotados, com informações como o nome do Programa e mensagens de apoio à prática esportiva e sobre os benefícios da utilização da bicicleta como meio de transporte.

O “Programa Adote uma Ciclovia/Ciclofaixa” permitirá também às empresas privadas implantar, nas ciclovias ou ciclofaixas, às suas expensas, estações para oferecer auxílio técnico aos usuários e reparos de bicicletas, bem como bicicletários. “Esta proposição visa incentivar a participação da sociedade civil na utilização dessas vias, bem como estimular o interesse das pessoas jurídicas de direito privado a contribuir com a utilização de um transporte mais saudável”, justifica o parlamentar.

Victor André Gomes destaca ainda que, com o aumento da malha cicloviária, a mobilidade urbana será beneficiada, diante do crescimento na utilização de um meio de transporte mais adequado. “As intenções adotadas neste projeto encontram-se em consonância com o que preconiza a Organização das Nações Unidas (ONU), no que diz respeito ao emprego do uso da bicicleta como principal meio de transporte”, pontua o vereador.

Em 22.01.2024