Projeto de Cida Pedrosa exalta "Batalha da Convenção"

Um movimento jovem que, por meio de rimas do Rap, utiliza a praça histórica do bairro de Beberibe para promover debates sociais e estimular o comércio na localidade. Assim é a Batalha da Convenção, que pode ganhar o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, através do Projeto de Lei nº 7/2024, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e já em tramitação na Câmara Municipal. “Observamos que pelo menos 80% das crianças e dos jovens atendidos por tais iniciativas experimentam aumento em suas médias escolares, melhorias no humor e no desempenho em interações sociais”.

Na justificativa do projeto, a vereadora ressalta o papel da Batalha da Conveção no desenvolvimento humano, cultural, educacional e psicológico de crianças e adolescentes, concentrando-se na integração social e cultural em comunidades carentes de Beberibe. “Aproximadamente 200 jovens costumam participar do evento, que acontece sempre às quartas-feiras. Esses jovens realizam batalhas de sangue, as quais incentivam a competitividade entre os MCs rivais, e batalhas de conhecimento, as quais tratam de temas sociais importantes no cotidiano das periferias”.

Cida Pedrosa lembra ainda que a Praça da Convenção, historicamente marcada por revoluções, agora se torna palco de uma nova revolução social, cultural e educacional através da “Batalha da Convenção”, oferecendo à comunidade a oportunidade de se envolver com a arte e a cultura do Movimento Hip-Hop e de expressar suas histórias de vida. “Ao ocorrer nesse local histórico, busca afastar os jovens das ameaças das drogas e do crime, estabelecendo uma perspectiva de vida diferente e promovendo a igualdade social por meio da cultura”.

A vereadora ressalta ainda que o Recife, conhecido por sua rica história cultural, é pioneiro na valorização das batalhas de rima e rap e reforçou seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural ao sancionar lei municipal de autoria dela que declara a “Batalha da Escadaria” também Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. “Destacar e exaltar diversas batalhas em diferentes partes do município enriquece ainda mais o tecido cultural, demonstrando um comprometimento contínuo com a diversidade cultural e valorizando as expressões artísticas do Hip-Hop, especialmente presentes nas comunidades periféricas”.

Em 29.01.2024