Zé Neto propõe capacitação de alunos para prevenir acidentes
Segundo a proposição, as escolas da rede privada de ensino do Recife ficam obrigadas a ministrar periodicamente o treinamento, de acordo com as diretrizes específicas para cada faixa etária. Caberá a cada instituição definir as datas para a realização, que deve ser feita no início do ano letivo.
Na justificativa do projeto, o parlamentar lembra que professores e funcionários das unidades escolares devem estar habilitados a prestar primeiros socorros, em cumprimento à lei federal e lei municipal em vigência, mas não há legislação de treinamento dos alunos. Por isso, a necessidade da iniciativa. “Estudos do Ministério da Saúde mostram que 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples e eficazes de mudança de comportamento e de adequação para a promoção da prevenção”, pontua Zé Neto.
O projeto já recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, que frisa a importância da proposta ao incluir os estudantes como agentes ativos na promoção da segurança e prevenção de acidentes. O parecer ressalta ainda que o treinamento proposto é uma estratégia eficaz para minimizar o impacto de eventos adversos e sua introdução no currículo escolar contribuirá significativamente para a formação cidadã dos alunos.
Em 05.01.2024