Alcides Cardoso cobra distribuição do kit escolar da rede municipal de ensino

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (27), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) reclamou que muitos alunos da rede municipal de ensino ainda não receberam os kits com material escolar. Ele disse que foi informado que só pouco mais da metade do material chegou à Secretaria de Educação da Prefeitura. “Apenas 52% do material chegaram no galpão, e mesmo assim ainda não foram entregues. Já estamos com um mês de aula e os kits não foram entregues nem no galpão”, afirmou.

O parlamentar disse que recebeu a denúncia pela internet e que ainda irá no galpão conferir os kits escolares da rede municipal. Disse também que a fiscalização é um dos papeis do parlamentar. Em seguida, fez um apelo aos vereadores da base governista para que seja apurada a informação. “Peço aos vereadores para verem junto à Prefeitura do Recife se isso aconteceu ou está acontecendo, porque é uma coisa muito séria. As crianças estão estudando sem material, já estamos indo para o segundo mês de aula”, destacou.

Outro assunto abordado pelo vereador foi em relação à saúde. Ele afirmou que fará visitas a postos do município para verificar as condições de atendimento às crianças. “Estou indo fazer visitas esta semana em alguns [postos de saúde]. Fui chamado para ir em uns e, em outros, vou chegar de surpresa".

Grande expediente - O vereador dirigiu-se novamente à tribuna, no grande expediente, para reafirmar a questão da entrega dos kits escolares da rede municipal. “Segundo informações do estoque da pasta de Educação, a gestão ainda não recebeu nem metade dos kits escolares comprados depois de quase um mês de início das aulas”.

De acordo com Alcides Cardoso, os alunos estão tendo aulas sem o material. Ele também fez uma sugestão para que a Secretaria de Educação pudesse mostrar à Casa um cronograma de entrega. “Para ser mais exato, 52% dos materiais ainda não foram entregues no almoxarifado da Secretaria. Alunos das creches, pré-escola, do sexto ao nono ano estão tendo aulas sem o material necessário. Falta ainda a empresa contratada entregar e já estamos em fevereiro. Inclusive, o secretário de Educação, Fred Amâncio, deveria vir à Casa e apresentar um cronograma. A maior preocupação é que ainda depois de chegar, o material precisa ser conferido, organizado e tem que ter todo o trabalho de logística para, assim, chegar às unidades. Quando todos os estudantes da rede municipal de ensino terão acesso a esse kit?”, questionou.

No aparte, Ronaldo Lopes fez a mesma indagação de Alcides Cardoso e citou que tem recebido reclamações sobre o assunto. “Reforço essa pergunta e gostaria de também pedir essa resposta porque os pais e os alunos estão questionando. Nós visitamos algumas escolas em Nova Descoberta, Passarinho, Alto da Telha, entre outras, e ninguém soube informar quando chegaria. A Prefeitura entregou em algumas”. Ele criticou um recente pronunciamento do líder da bancada de governo, Samuel Salazar (MDB), que apresentou um kit de material escolar no plenário.

Em resposta, Samuel Salazar enfatizou que a oposição alegou que os kits escolares da rede municipal de ensino do Recife não existiam e ressaltou que na rede municipal do Estado os alunos estão, segundo ele, sem farda.  “A oposição subiu à tribuna para dizer que não existia aqui os kits no Recife e eu fiz questão de mostrar", afirmou. "Teve vereador perguntando o porquê de não ter programada a entrega dos kits em dezembro. Em dezembro ainda está terminando o ano letivo anterior e não sabemos nem quantos alunos serão matriculados. Todas as escolas já receberam kit sim, e está sendo feita a entrega gradativamente, conforme nós dissemos na última semana antes do Carnaval. Não estou dizendo que é normal atrasar, mas a logística de entrega dos kits é complicada porque são quase 400 unidades. E a governadora do Estado ainda não entregou sequer a farda dos alunos da rede. Hoje, no Recife, nós temos uma educação de extrema qualidade com ampliação de vagas de creches, unidades com ar-condicionado, muitas sendo requalificadas e com ampliação de vagas". 

Já Felipe Alecrim (PSC) parabenizou Alcides Cardoso pelo pronunciamento e sugeriu que houvesse ações de manutenção nas unidades educacionais já existentes. “Parabenizo-o por lutar por esse direito que é fundamental na vida do cidadão recifense. Preciso lembrar que todos nós recebemos inúmeros contatos de famílias que ainda têm seus filhos sem serem matriculados nas escolas. A gente não está aqui apenas para tecer críticas, mas é preciso dizer que é preciso realizar manutenções nas escolas públicas já existentes e que têm problema com acessibilidade para acolher as crianças. Que nós tenhamos a força a coragem de cobrar uma educação com mais eficiência”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 27.02.2024