Ana Lúcia explica como ocorre o processo de entrega dos kits escolares
A vereadora Ana Lúcia contou que, quando era diretora de escola municipal, já recebeu o material escolar em dezembro do ano anterior à entrega. “Eu queria fazer um rito, que talvez os vereadores da oposição desconheçam de como se dá no chão da escola a entrega de material didático para os estudantes. Ela é feita de acordo com o censo do ano anterior. Isso até o MEC, que é o Ministério da Educação e Cultura utiliza como referência", contou. "Eu fui gestora por 20 anos e recebi o material em dezembro. É para guardar, mas muitas escolas não dispõem de um local para isso”.
De acordo com a parlamentar, a responsabilidade e o cuidado com o patrimônio e o erário público são fatores importantes na distribuição do kit escolar. “É preciso fazer uma relação, chamar as famílias que precisam ser orientadas quanto ao bom uso desse material. Eu visitei escolas recentemente e, em nenhuma dessas unidades, estava faltando o kit de material didático e nem outros materiais de higiene”.
A explicação sobre o recebimento pelas escolas e a distribuição do kit escolar feita pela vereadora Ana Lúcia foi em resposta ao pronunciamento de alguns vereadores que voltaram a reclamar que muitas escolas ainda não receberam o material. “Os vereadores que fizeram essa fala precisam visitar as escolas, conversar com os gestores, com as famílias. É claro que a escola que terminou com 1000 alunos e iniciou com 1.200, vai faltar 200 kits e o gestor só vai saber depois que fizer a entrega, checar, chamar as famílias e, após isso, a equipe administrativa faz a solicitação do material que está faltando ser entregue. É normal em todo início de ano, inclusive para os pais da rede privada”, detalhou.
Em 27.02.2024