Elaine Cristina aprova requerimentos em favor de mães atípicas
De acordo com a vereadora, as mães atípicas enfrentam problemas tão cotidianos quanto andar nas ruas sem pavimentação ou calçadas, com seus filhos. Ela afirmou que essas ruas não são apropriadas para cadeiras de rodas, pois exigem muito esforço. “É muito cansativo para uma mãe que precisa botar força para empurrar a cadeira, que já é pesada, além do peso das crianças que as ocupam. Outro detalhe que foi abordado pela vereadora diz respeito às mães que moram em apartamentos que não ficam no andar térreo. Essas mães, disse ela, fazem grande esforço para descer as escadas com seus filhos. Além dessas questões, a vereadora também falou sobre as dificuldades enfrentadas na educação e na economia.
Nesse sentido, Elaine Cristina apresentou e debateu o requerimento de número 246/2024, dirigindo indicação ao prefeito João Campos para que seja feita a inclusão de cota para mães atípicas em habitacionais, a fim de garantir direito à moradia para esse público no município do Recife. O requerimento 247/2024 também dirige indicação ao prefeito para que seja feita a inclusão de cota para mães atípicas em programas de educação com o Prouni Recife e ao Embarque Digital, a fim de garantir o desenvolvimento profissional e a autonomia financeira desse público no Recife. Outros requerimentos, dirigidos ao prefeito, foi o de número 264/2024 solicitando a criação de um fundo de apoio para mães atípicas no Recife.
Os dois últimos requerimentos foram dirigidos à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O de número 595/2024 pede para que seja determinada a regularização da limpeza da praça da comunidade de Roda de Fogo, no bairro de Torrões. E o requerimento de número 596/2024 para que seja determinado o serviço de instalação de lixeiras de coleta seletiva também na mesma praça da Roda de Fogo. “Eu destaco aqui a questão da limpeza, pois como todos aqui sabem eu sou mãe atípica. E nessa condição, eu sempre desejei morar num local que tivesse uma praça para passear com meu filho. Minha mãe foi uma das pessoas que ocupou o terreno, que deu origem à Roda de Fogo. Mas, o que vemos lá é uma praça com lixo, cavalos e com postes de iluminação baixa”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 19.02.2024.