Ivan Moraes faz considerações críticas sobre o Carnaval
No pronunciamento, Moraes explicou que reconhece os êxitos da Prefeitura, mas que cabe à oposição apontar aquilo que precisa melhorar. “Aqui nesta Casa, temos uma ampla base que, certamente, ao longo dos próximos dias, irá enaltecer as qualidades positivas da Prefeitura com relação ao Carnaval”, afirmou. “As qualidades existem, os pontos positivos não são poucos, mas é pertinente que a gente traga aqui algumas questões que são relevantes”.
Segundo o vereador, em relação aos shows promovidos durante o Carnaval, houve relatos de atrasos e “muitas reclamações no que diz respeito à qualidade do som”. Além disso, existiria dúvidas relacionadas à transparência e à distribuição igualitária dos cachês. Ele afirmou que as chamadas ‘atrações nacionais’ recebem por meio de empresas patrocinadoras, sendo pagos com maior agilidade e ficando com a maior parte dos recursos. “A gente acha, no mínimo, muito esquisito que um punhado de atrações recebam diretamente do bolso de empresas de forma mais ágil. Enquanto isso, a maioria dos nossos brincantes esperam muito tempo para receber cachês sempre menores, como indicou o nosso estudo publicado no meio do ano [de 2023] que mostra que, embora mais de 90% das atrações sejam locais, a maior parte do dinheiro vai para atrações que vêm de fora do Estado. Menos artistas recebem mais dinheiro do que a maior parte das agremiações que fazem o nosso Carnaval ser o Carnaval”.
A respeito dos desfiles das agremiações populares, Ivan Moraes elogiou o retorno das apresentações à avenida Dantas Barreto, mas cobrou mais divulgação, melhores condições de infraestrutura e a construção de um espaço específico para elas. “As arquibancadas não chegam até o final. A pessoa que vai assistir ao desfile vê quando a agremiação passa, mas não vê a evolução, o que seria resolvido rapidamente com um telão”, descreveu. “No início do desfile das agremiações da cultura popular, o único som disponível é um microfone sem fio, que o alcance não chega no final. Se você está no final da arquibancada, você não ouve o início do desfile. E, quando você está no início do desfile, você não vê a evolução das agremiações quando elas chegam na frente dos jurados”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 19.02.2024