João Campos participa da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos

Ao participar da reunião solene realizada na manhã desta quinta-feira (1º), na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal do Recife em 2024, o prefeito João Campos expôs os projetos realizados em três anos e os que são considerados prioritários para este, que é o último ano da gestão. Mas, também destacou a relação harmônica com o Legislativo. “O retorno à Casa de José Mariano hoje marca uma relação de profundo respeito e compromisso que sempre tive com o Poder Legislativo. Como fiz ao longo dos últimos quatro anos, estou aqui não apenas para ‘reabrir os trabalhos’, mas para seguir selando o compromisso do muito o que temos a fazer juntos pelo Recife”, afirmou.

No discurso, João Campos disse que a Prefeitura do Recife mantém mais do que uma relação institucional com a Câmara Municipal. Classificou como uma parceria permanente em favor do povo do Recife. “A gente só constrói consenso pelo diálogo, pelo entendimento, com o Poder Executivo dando provas claras de que é possível construir pontes para abrir novos caminhos. Seja na situação, ou na oposição, na crítica ou na proposição, estamos sempre abertos a fazer bom debate pela cidade”.

A  reunião solene de abertura dos trabalhos legislativos ocorre todos os anos e a presença do prefeito, ou de um representante legal designado para apresentar a mensagem e o plano de governo, expondo a situação do município, está prevista na Lei Orgânica da cidade. A reunião marca a instalação da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura e a cerimônia realizada no plenário da Casa de José Mariano contou com a presença de vereadoras e vereadores e de diversos secretários municipais. Após declarar inaugurada a Sessão Legislativa, o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), anunciou o discurso do prefeito.

Desafiador e histórico – O prefeito João Campos fez um discurso em que a tônica foi a busca constante da união. Ele assinalou que o respeito é um valor que “só se constrói com reciprocidade” e reafirmou que “a Câmara nunca faltou com o Recife, mesmo nos momentos mais difíceis. Juntos, consolidamos políticas públicas inovadoras, criamos leis que ajudaram a gerar investimentos e a reduzir desigualdades, asseguramos novos direitos e assumimos o desafio de transformar realidades”.

Na análise dos trabalhos realizados pela gestão, que está iniciando o quarto ano, o prefeito destacou que 2023 foi desafiador e, ao mesmo tempo, histórico. “Desafiador no sentido de que conseguimos consolidar as transformações que nossa gestão vem planejando e implementando desde o início do governo, colocando o cidadão no centro das decisões e tirando do papel diversos projetos e ações ousadas. E histórico porque alcançamos o maior volume de investimentos públicos feitos em 12 meses”.

Ele afirmou que foram mais de R$ 850 milhões empregados em diversas obras e equipamentos públicos municipais, o que representaria um recorde histórico nos recursos investidos pela Prefeitura. “Isso traz consigo um impacto positivo na qualidade de vida da população, além de fomentar a geração de emprego e renda e a redução da desigualdade social. Ele acrescentou que, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Recife gerou, de janeiro a novembro do ano passado, 22.199 postos de trabalho com carteira assinada e, se somados desde 2021, foi ultrapassado o patamar de 78 mil, o equivalente a 40% de todas as oportunidades formais de trabalho de Pernambuco.

Educação e outros temas - O principal foco da prestação de contas do prefeito foi a Educação. João Campos lembrou que 40 anos depois de criada a primeira vaga de creche pública pelo Prefeitura do Recife, a cidade implantou cerca de 6.200 vagas. “Em quatro anos, nós vamos fazer o que a cidade fez em 40”. O número de vagas de creche, já no primeiro semestre de 2024, de acordo com o prefeito, alcançará a marca de mais de 13 mil novas oportunidades.

João Campos lembrou, ainda, que o Recife tem a rede de ensino mais conectada do país. “Tem Escola Digital para reforçar conteúdos, tablet, televisão inteligente, notebook para o professor e internet 100% fibra. Com o programa Escola no Grau, há 160 obras em toda a nossa rede de ensino, seja para ampliar unidades, ou até para reconstruir aquelas que não estavam apropriadas para os nossos alunos”. Entre outras abordagens, o prefeito falou de ensino superior e observou que cerca de 2 mil jovens recifenses estão cursando tecnologia no Embarque Digital. “Muita gente nem terminou o curso e já está trabalhando em empresas do Porto Digital do Brasil e do exterior”.

Outros pontos destacados pelo prefeito foram: revitalização e construção de praças (120); os campos de futebol de várzea com novo padrão, recuperação de calçadas, conclusão da nova orla, o Parque Aeroclube, a Parque da Tamarineira, o Jardim do Poço, além das obras nos morros em preparação para o inverno. “A  Ação Inverno está trazendo proteção para mais de 10 mil famílias. Com o Promorar, vamos reurbanizar 40 comunidades do Recife. Batemos novos recordes do programa Parceria, com mais de 1.200 obras e vamos avançar com ao menos uma obra de encosta em cada comunidade do Recife”. Ele registrou que já foram entregues 800 escadarias e garantiu que vão chegar a mil ao longo deste ano.

O prefeito disse também que este ano “o Recife vai seguir com o pé no canto” e que até o final deste ano, “a gente avança com a construção do Hospital da Criança, em parceria com o Governo Lula, e vamos chegar a 100% de cobertura da atenção básica numa ação pioneira junto ao Ministério da Saúde. Tudo isso, junto com o Mutirão Recife Cuida para zerar a fila de exames e de cirurgias em áreas essenciais da saúde”. Ainda se referindo ao Governo federal, o prefeito disse que “a capital de todos os pernambucanos tem um parceiro e um guerreiro na presidência da República”.

Paz e amor - No discurso, o prefeito mandou recados e reforçou a imagem que quer construir para si: “Ninguém anda para a frente estimulando intriga, picuinha ou confusão. Quem guarda rancor, deixa de semear a união. Como disse Luther King, ‘eu preferi escolher o amor porque o ódio é um fardo muito grande pra se carregar’”. Ele foi aplaudido em vários momentos, da mesma forma quando falou do Carnaval. “O Galo da Madrugada já está aí, e deu a deixa para o Brasil inteiro: veio vestido de branco, será o nosso gigante da paz”. 

Ele finalizou dizendo que “a sola do meu sapato tá gasta há muito tempo” porque fez do seu gabinete “as ruas do Recife, escutando as pessoas, buscando soluções, sendo transparente com o que dá e o que não dá pra fazer. Que venha um 2024 de ainda mais trabalho, entregas e resultados. O Recife vai seguir em frente para gente ter a cidade à altura dos nossos sonhos”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 01.02.2024.