Luiz Eustáquio destaca obras no Recife e o trabalho das comunidades terapêuticas
“São projetos e muitas obras que estão sendo entregues na cidade do Recife. Hoje (5), estava no período da manhã na Campina do Barreto na entrega da creche e ela foi uma das muitas que têm sido entregues pela Prefeitura do Recife. Foi uma alegria tremenda das mães que estão ali e serão beneficiadas com aquela unidade educacional. A gente fica muito feliz de ver que as ações para a cidade do Recife estão acontecendo”.
Luiz Eustáquio detalhou que antes do recesso parlamentar conversou com o prefeito do Recife, João Campos, no sentido de viabilizar obras na comunidade do Bom Clima, na Guabiraba, Zona Norte do Recife. “O Bom Clima tem participado da luta e, realmente, é um local que está precisando há muito tempo de uma atenção em relação à interligação do bairro onde moram mais de 800 famílias com um acesso ao ônibus asfaltado. A nossa luta era a de que pudesse haver a pavimentação e drenagem, são mais de 600 metros de rua. E lá tem uma grande barreira, de alto risco. Conversei com o prefeito e isso demonstra o seu compromisso social. Eu já fiz essa reivindicação, antes mesmo da gestão do prefeito João Campos, e ele se comprometeu com a obra”.
No aparte, Aline Mariano (PP) parabenizou Luiz Eustáquio pela luta, disse que o Recife é um verdadeiro canteiro de obras e confessou ter ficado incomodada em relação ao discurso de Ivan Moraes (PSOL) sobre as comunidades terapêuticas. “Luiz Eustáquio, enquanto militante e que acompanha sobre a questão da política sobre drogas, e enquanto secretária de Enfrentamento às Drogas que eu fui nessa cidade, eu acho que Ivan Moraes fez uma confusão muito grande quando falou de comunidades terapêuticas. Comparou com manicômios e falou que a política de drogas não era uma política para prender. Nada vai ficar sem resposta e não existe propaganda melhor do que estar acompanhando o que tem acontecido na nossa cidade. Naturalmente, a propaganda significa a prestação de contas, o prefeito tem feito propaganda, sim, e é necessário”.
Em resposta à Aline Mariano, Luiz Eustáquio disse que não era para questionar um governo que entrega um serviço à população. “Isso é um absurdo questionar o governo porque ele entrega um serviço àquela mãe que está desesperada, sofrendo e não tem onde levar o seu filho ou àquela esposa que o marido está preso nas drogas e não consegue sair. Querer dizer que negar o serviço é absurdo. A ideia deles é que todo mundo pode usar droga e precisa apenas ter um cuidado, um tratamento paliativo. Não querem reconhecer nenhum serviço que possa libertar as pessoas das drogas. A comunidade terapêutica não tem nada a ver com prisão, a pessoa vai por livre e espontânea vontade, as portas estão abertas e o paciente entra e sai na hora que quer”.
Felipe Alecrim (PSC) fez destaque ao trabalho das comunidades terapêuticas no Recife e teceu elogios ao discurso de Luiz Eustáquio. “Luiz Eustáquio desenvolve uma ação no sentido de erradicar as drogas em muitas vidas e essa Casa precisa ter uma posição contra a legalização das drogas. E claro que as comunidades terapêuticas desenvolvem uma prestação de serviço, um acolhimento e fazem um bem tremendo a toda a sociedade. A igreja católica também desenvolve esse trabalho. Só quem efetivamente vai ao encontro dessas famílias destruídas por causa das drogas é que entende essa realidade. Estamos juntos”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 05.02.2024